A França é a próxima grande democracia a votar depois dos Estados Unidos da América. É já na próxima primavera que os franceses vão às urnas para escolher o próximo presidente e, depois da vitória de Donald Trump, o mercado reagiu. De acordo com o site betdata.io Marine Le Pen, líder do partido de extrema direita, Frente Nacional, subiu 10 pontos percentuais na corrida à presidência, segundo os mercados de apostas.
Nos últimos meses, as sondagens têm sugerido que Le Pen vai conseguir um resultado capaz de assegurar um de dois lugares na segunda volta. Ainda assim, nenhuma sondagem previu que pudesse bater o candidato de centro-direita que provavelmente a vai defrontar.
A líder da Frente Nacional já congratulou Trump pela vitória e felicitou o “livre” povo americano. “O que aconteceu esta noite não é um fim do mundo, é o fim de um mundo”, declarou na sede do partido.
Também Jean-Marie Le Pen, pai de Marine, utilizou o Twitter para comentar as eleições. “Hoje os Estados Unidos, amanhã a França. Bravo!”, disse o fundador da Frente Nacional.