Pelo menos uma pessoa morreu e 74 ficaram feridas quando um comboio embateu contra estruturas da estação de Hoboken, Nova Jérsia, à hora de ponta da manhã, segundo o comunicado oficial das autoridades locais.
À chegada à gare, cerca das 9:00 locais (14:00 em Lisboa), o comboio não parou e foi embater nos amortecedores do fim da linha e, depois, numa parede, segundo explicou um agente da companhia New Jersey Transit à agência France Presse.
Michael Larson, outro funcionário da empresa, disse à CNN que o comboio embateu no bloco de cimento dos amortecedores com tal violência que se ergueu no ar, embatendo na cobertura da estação e provocando a queda parcial desta.
“Temos mais de 100 feridos”, disse Jennifer Nelson, uma porta-voz dos serviços de tráfego de Nova Jérsia, aos jornalistas no local, acrescentando que há “múltiplos ferimentos críticos”.
A NBC e a CBS noticiaram três mortes, mas não houve até ao momento um balanço oficial de vítimas.
A porta-voz precisou que havia cerca de 250 passageiros no comboio no momento do acidente e que desconhecia se ainda havia pessoas a bordo.
Passageiros citados pelos ‘media’ norte-americanos descreveram o acidente, frisando que, depois de entrar na estação, o comboio “nunca desacelerou” e embateu nos amortecedores no final da linha.
A porta-voz disse também que ainda não foi determinada a velocidade a que o comboio seguia ao entrar na estação e que já foi aberta uma investigação.
“Estamos a analisar tudo o que possa ter causado este acidente”, disse.
O último grande acidente de comboio nos Estados Unidos foi em Maio de 2015, quando uma composição que fazia a ligação entre Washington e Nova Iorque descarrilou junto a Filadélfia, fazendo oito mortos e 200 feridos.