Uma avalanche nos Alpes franceses que atingiu um grupo de alunos e o respetivo professor fez hoje pelo menos três mortos, três feridos graves e cinco desaparecidos, segundo um balanço provisório das autoridades locais.
Pelo menos dois jovens franceses, de 14 anos, e um cidadão ucraniano morreram, enquanto outras três pessoas ficaram feridas com gravidade – dois jovens e o professor. Cinco outros estudantes são dados como desaparecidos, o que leva as autoridades a temer que o número de vítimas possa aumentar.
Inicialmente, as autoridades indicaram que um grupo de dez estudantes do colégio de ensino secundário Saint-Exupéry de Lyon, no sudeste do país, e o respetivo professor tinham sido atingidos por uma avalanche, hoje ao fim da tarde, na estância de Deux-Alpes, em Isère, mas as equipas de busca e salvamento procuravam também outras eventuais vítimas.
Quando foram encontrados, quatro dos alunos estavam em paragem cardiorrespiratória e o professor estava inconsciente, precisou a polícia, confirmando informações da imprensa local. Os feridos em paragem cardiorrespiratória foram de imediato transportados para o hospital de Grenoble.
Cinco elementos do grupo escolar são ainda procurados e não se sabe por enquanto se ficaram soterrados ou não, referiu a mesma fonte.
Um dos alunos escapou ileso, segundo a polícia que mobilizou para as buscas no local 30 socorristas do pelotão de polícia de montanha, cães e três helicópteros, um dos quais equipado com uma câmara térmica.
Há vários dias que as condições para esqui e caminhadas estavam difíceis, devido a fortes nevões.
As câmaras de Isère, Sabóia e Alta-Sabóia tinham recomendado aos esquiadores que evitassem andar fora das pistas.
Em Deux-Alpes, o risco de avalanche era de nível três numa escala de cinco.
A pista em que o grupo se encontrava estava classificada como negra, ou seja, com um grau de dificuldade elevado, reservado a esquiadores experimentados, e estava fechada ao público.
Desde o início deste ano, tinham já morrido quatro pessoas em avalanches nos Alpes Franceses: dois alpinistas lituanos, a 03 de janeiro, em Alta-Sabóia, e um esquiador espanhol e outro checo, a 05 de janeiro, em Sabóia.