O republicano Donald Trump, candidato à Casa Branca, é conhecido pelas suas afirmações e crenças controversas e os últimos dias têm sido férteis em declarações polémicas
1. Mulçulamos americanos festejaram os ataque terroristas do 11 de setembro – Trump afirma que depois dos dois aviões atingirem as Torres Gémeas em 2011, milhares de americanos de origem árabe celebraram o acontecimento em Nova Jérsia, argumentando que isto dizia muito sobre os muçulmanos que residem nos EUA.
2. Devia haver vigilância nas mesquitas americanas – Trump acredita que os muçulmanos deviam ser vigiados como iniciativa contra terrorismo.
3. Os EUA deviam usar métodos de tortura para lutar contra o Estado Islâmico – O candidato diz que estes métodos são “canja” comparados com as técnicas usadas pelos jihadistas
4. Trump bombardearia o Estado Islâmico – Trump afirma que nenhum outro candidato seria tão implacável em relação ao Estado Islâmico como ele e que iria enfraquecer os jihadistas cortando o seu acesso a petróleo.
5. Criar um código de impostos mais simples – Trump quer isentar qualquer cidadão americano que ganhe menos do que 23.546 euros do pagamento de impostos.
6. Quer construir uma espécie de “Muro de Berlim” entre os EUA e o México – Nos comentários iniciais à sua campanha, Trump sugeriu que a maioria dos mexicanos que vão para os EUA são criminosos – “Eles estão a trazer drogas e estão a trazer crime e são violadores”
7. Devia ser levada a cabo uma deportação de mais de 11 milhões de imigrantes ilegais a viver nos EUA – Trump diz que o seu plano de deportação é alcançável e humano. As suas reformas de imigração acabariam ainda com a politica de cidadania que abrange os filhos de imigrantes ilegais mas que nasceram em solo americano.
8. Trump e Putin poderiam dar-se bem – Numa entrevista à CNN, Trump disse que Putin e Obama odeiam-se demais para negociar, mas que ele provavelmente se entenderia bem com o líder russo.
9. Para acabar com os tiroteios em massa, os EUA deviam investir no sistema de saúde mental – No entanto, Trump acha que o governo não deve ter nada a ver com o tipo de armas que as pessoas possuem na privacidade do seu lar.
10. O movimento “The Black Lives Matter,” em português, “As Vidas Negras Importam,” é um problema – Trump tweetou um gráfico controverso em que mostrava que afro-americanos matam pessoas de raça branca e negra em maior percentagem que os brancos ou qualquer policia.
11. As estatísticas de desemprego atuais estão erradas – Embora o Laboratório de Estatísticas diga que a taxa de desemprego nos EUA ronda os 5,1%, Trump não acredita, dizendo que pode mesmo ser de 20%.
12. As alterações climáticas são apenas o “tempo” – Embora Trump acredite que é importante manter um “ar limpo” e a “água limpa,” acha que as restrições ambientais são menos competitivas no mercado global.
13. O mundo estaria melhor se Saddam Hussein e Gaddhafi ainda estivessem no poder – Trump disse à CNN que acredita que a situação na Líbia e no Iraque é “muito pior” do que era quando estes dois ditadores se encontravam no poder.
14. Trump teria mandado os migrantes sirios à procura de abrigo de volta para o país deles – Diz que os ataques de Paris são uma prova de que “um monte de terroristas” que se fazem passar por migrantes podem causar muitos danos.
15. Considera-se “muito bom rapaz” – No livro mais recente de Trump, “Crippled America”, em português, “América Danificada,” ele escreve que “sou muito bom rapaz, acreditem em mim, eu orgulho-me de ser um bom rapaz e também ser interessado e determinado em fazer com que o nosso país seja grande outra vez.”