A China é conhecida por falsificar artigos de designers conhecidos, filmes pirateados e tantas outras cópias. Agora chegou ao mundo dos negócios. A Goldman Sachs (Shenzhen) Financial Leasing Co. opera a partir da cidade Shenzhen – que faz fronteira com Hong Kong – e tem um nome idêntico ao da intuição financeira de Nova York, a conhecida Goldman Sachs Group Inc.
Uma rececionista da empresa chinesa, em conversa com a Agence France Press , referiu que a Goldman Sachs (Shenzhen) Financial Leasing Co., que opera desde Maio de 2013, não tem qualquer ligação com o banco norte americano e que a escolha do nome para a empresa financeira chinesa foi aleatório e não intencional.
Diz a Bloomberg que os caracteres chineses utilizados pela Goldman Sachs Group Inc. (a original) naquele país são exatamente os mesmos que a versão oriental do banco escolheu para a sua empresa. Já a fonte que usam para o nome em inglês é tem também muitas semelhanças com o banco americano.
A Goldman Sachs de Shenzhen foi descoberta depois de um sindicato de trabalhados de um casino dos Estados Unidos enviar uma carta à policia chinesa para que esta investigasse a empresa em questão. Um porta-voz do banco em Hong Kong, Connie Ling, disse ainda à Bloomberg que a Goldman Sachs está também já a investigar o caso.