Fechar as fronteiras custa ao contribuinte europeu milhões de euros todos os anos. Foi com esta ideia em mente que a equipa do Journalism++ se lançou no projeto The Migrant Files. Este consórcio de jornalistas de dados com o apoio do JournalismFund.eu e associado a vários jornais europeus, entre os quais se inclui a VISÃO, o italiano L’Espresso ou o francês Libération, empenhou-se a compilar os dados da imigração desde o ano 2000 – e a seguir o rasto desse dinheiro.
Nestes últimos 15 anos, 1,2 milhões de indocumentados fizeram a viagem para a Europa, por terra e por mar. E, só em 2014, 600 mil pediram asilo dentro do espaço da UE.
São números que impressionam ainda mais pela coincidência de serem divulgados ao mesmo tempo que o relatório Crise Global dos Refugiados, da Amnistia Internacional, e que alerta: “Nem no tempo da II Guerra Mundial houve tantos refugiados.” No documento, a organização fala numa “conspiração de negligência” que está a condenar milhões de pessoas a uma vida de miséria – ou à morte.