“A caixa negra encontrada é o gravador de voz do cockpit”, disse uma fonte à agência AFP, sob condição de anonimato, indicando que o aparelho estava “danificado” e “foi transferido para Paris esta manhã”.
A notícia foi confirmada pelo ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, que acrescentou que, apesar de danificada, é ainda possível analisá-la.
Numa entrevista à emissora RTL, o ministro indicou que será possível reconstituir os dados da caixa, que grava as conversas dos pilotos, de modo a esclarecer o motivo da queda da aeronave.
A segunda caixa negra, com os dados do voo, ainda não foi encontrada na zona onde o avião caiu, nos Alpes franceses
Buscas retomadas
As equipas de resgate em terra retomaram ao início desta manhã as buscas pelos restos do avião. O movimento de veículos intensificou-se a partir das 07:00 horas (06:00 em Lisboa), assim que o sol nasceu na localidade de Seyne-les-Alpes, a poucos quilómetros do lugar do acidente e onde se encontram os serviços de resgate.
As autoridades consideram serem baixas as probabilidades de algum dos ocupantes do avião poder ser encontrado com vida.
As equipas de resgate tentam abrir caminho até à zona onde se encontram, quase pulverizados, os restos do Airbus A320.
As autoridades francesas organizaram um dispositivo em Seyne-les-Alpes para acolher os familiares das vítimas que queiram deslocar-se ao local.
Para hoje está também prevista a chegada ao local do Presidente francês, François Hollande, da chanceler alemã, Angela Merkel, e do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.