Os principais candidatos ao cargo são Dilma Rousseff (do Partido dos Trabalhadores/PT), que tenta a reeleição, Marina Silva (Partido Socialista Brasileiro/PSB) e Aécio Neves (Partido da Social Democracia Brasileira/PSDB).
Dilma Rousseff lidera as intenções de voto (40%), seguida por Marina Silva (24%) e Aécio Neves (19%), de acordo com uma sondagem do instituto Ibope divulgada na quinta-feira.
Numa eventual segunda volta entre Dilma Rousseff e Marina Silva, o Ibope indicou que a presidente brasileira ganharia com 43% dos votos, enquanto Marina Silva obteria 36% dos votos.
A presidência do Brasil está a ser disputada por 11 candidatos.
Nas eleições de hoje serão também escolhidos os governadores, deputados estaduais e distritais (no caso de Brasília), senadores e deputados federais, num total de mais de 22 mil candidatos.
Se houver a necessidade de uma segunda volta – no caso de nenhum candidato obter mais de 50% dos votos válidos -, esta irá decorrer a 26 de outubro (para os cargos de presidente, vice-presidente e governadores).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil possui 32 partidos registados e um total 142.822.046 eleitores, dos quais 354.184 votantes no exterior.
No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, e facultativo tanto para os maiores de 70 como para os jovens de 16 e 17 anos.
Os maiores círculos eleitorais do país são os estados de São Paulo, com mais de 31 milhões de eleitores, Minas Gerais, mais de 15 milhões, Rio de Janeiro, mais de 12 milhões, e Baía, mais de 10 milhões.
Os brasileiros que vivem no estrangeiro só votam para o cargo de Presidente.
Em Portugal, residem 92.120 brasileiros, de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Há 17.286 eleitores brasileiros registados em Lisboa, 12.374 eleitores no Porto e 1.250 em Faro, de acordo com dados fornecidos pela chefe da 1ª Zona Eleitoral do Exterior do Brasil, Juliana Bandeira.