Foi apresentada, esta semana, a primeira máquina de venda automática de marijuana, a Zazzz, num evento no Colorado e está instalada no Herbal Elements, um dispensário médico em Avon.
O funcionamento é semelhante aos aparelhos que conhece: insere as moedas ou notas na ranhura e em troca, em vez de um chocolate ou tabaco, recebe a substância.
A diferença é que para comprar este produto é imperativo apresentar um documento de identificação que comprove que é maior de 21 anos (idade legal estabelecida) ou um cartão que só será entregue a quem se licenciar como consumidor.
Estas máquinas pretendem ser uma forma de melhorar as vendas legais, garantindo e controlando desta forma que as substâncias são vendidas apenas às pessoas que se qualifiquem legalmente para o efeito.
Até ao início deste ano, só dezanove estados norte-americanos permitiam a venda de cannabis exclusivamente para fins médicos. A partir de dia 1 de janeiro, legalizou o consumo de cannabis para uso recreativo foi também liberalizado no Colorado.
Estão agora a ultimar os detalhes para estas máquinas entrarem em funcionamento e para a American Green, empresa que fabricou o aparelho, poder distribuir mais máquinas neste estado dos Estados Unidos.