Como se não bastasse a surpresa de encontrarem um macaco-rhesus (Macaca mulatta) passeando-se pelo parque de estacionamento da loja, completamente fora do seu elemento, este encontrava-se ainda vestido com um elegante casaco de lã.
O macaco “Darwin” conseguiu escapar do carro do seu dono, onde foi deixado enquanto este estava a fazer compras.
O desleixo do dono custou-lhe uma multa de 240 dólares para além do próprio macaco, sanções resultantes do facto de a posse de primatas ser ilegal no Canadá.
Os Serviços Animais de Toronto, que se apresentaram de imediato no local para apreender o animal, viram-se obrigados a organizar uma conferência de imprensa para prestarem esclarecimentos, após serem bombardeados com perguntas por parte de um público perplexo.
Darwin foi retirado do seu dono e encaminhado para o Santuário de Primatas de Ontário, onde deve passar o resto dos seus dias, em condições presumivelmente menos luxuosas daquelas que conhecia.
Entretanto este episódio tornou o macaco numa celebridade. Darwin já conta com uma conta de twitter que o descreve comicamente da seguinte forma: @Ikea_Monkey – “Primata. Amante da moda. Chique.”