Doentes a sairem a correr dos hospitais, carros sobrelotados e motorizadas com várias pessoas são as imagens que marcam esta quarta-feira na província indonésia de Aceh, sacudida por dois fortes sismos. O primeiro, de magnitude 8,6 na escala de Richter registou-se a 33 quilómetros de profundidade, a cerca de de 430 quilómetros da província indonésia de Aceh. desencadeando um alerta de tsunami para o conjunto dos países banhados pelo oceano Índico e provocando o pânico entre os residentes, aconselhados a dirigirem-se para zonas de maior altitude.
Mas ainda mal se respirava na Indonésia, quando uma violenta réplica sacudiu o território às 10H43 TMG (11H43 em Lisboa) a apenas 16 quilómetros de profundidade e a 615 quilómetros de Banda Aceh, a capital da província de Aceh.
As primeiras imagens da região mostram várias mulheres e crianças a chorar em Aceh, onde ainda são muito claras as memórias do tsunami que, em 2004, matou, só na província, 170 mil pessoas, de um total de 230 mil vítimas.
Até agora, apenas atingiu a costa indonésia uma onda de cerca de 80 centímetros e os EUA já levantaram o alerta de tsunami no oceano Índico. “Os níveis do mar indicam que a ameaça diminuiu na maioria das regiões, e por esse motivo o aviso de tsunami emitido por este centro é agora cancelado”, referiu o norte-americano Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, sediado do Havai.
VÍDEO: a fuga das zonas costeiras