Foram detidas 19 pessoas suspeitas de crime na sequência de um plano de captura engendrado pela polícia de Chesterfield, Reino Unido.
A divisão policial de Derbyshire enviou cartas a vários suspeitos criminosos, que escapavam às autoridades há já vários meses, convidando-os para fazer parte de uma promoção de marketing através da qual ganhariam uma grade de cervejas. Quando os suspeitos entraram em contacto por causa da proposta não sabiam que estavam a telefonar para a esquadra da polícia.
Foi agendada uma data e uma hora para a entrega da grade de cerveja em Chesterfield, Staveley, Alfreton, Ilkstone, Sheffield e Nottingham, que resultou na detenção de 19 suspeitos.
Esta detenção fez parte de uma campanha, levada a cabo durante vários meses, de busca de suspeitos de crimes sérios no norte de Derbyshire.
Os suspeitos estavam fugidos à polícia por crimes de roubo e de grave assédio sexual.
Segundo declarou ao The Guardian Graham McLaughlin, o inspetor chefe à frente desta operação, estes suspeitos são pessoas que têm conseguido fugir à detenção há algum tempo, o que faz com que a polícia tenha de encontrar novas técnicas para o conseguir deter.
Esta nova tática tem sido eficiente na captura e no controlo de custos. Segundo o mesmo inspetor, a utilização dos métodos convencionais torna o processo mais moroso e muito mais dispendioso.