PARA RECORDAR:
- Galeria de fotos: Conheça todos os mineiros
- VÍDEO: Imagens dos mineiros soterrados
- Exercício e antidepressivos para uma longa espera (com FOTOS)
- 18 dias debaixo de terra e um “milagre”
Foi a voz de Urzúa que anunciou ao mundo que os 33 homens soterrados desde 5 de agosto se encontravam todos vivos e bem, marcando o início de uma maratona técnica e mediática para os resgatar do interior da mina. Agora, foi o último a ser içado, através da cápsula especial. A recebe-lo não tinha os companheiros dos últimos 69 dias, porque todos se encontram a receber assistência médica do Hospital de Copiapó, mas tinha uma multidão em festa, que gritou, assobiou, apitou e chorou.
“Tenho o privilégio de informar que todos os mineiros foram resgatados, incluindo o líder deste grupo, e que todos estão em perfeitas condições de físicas”, anunciou um dos socorristas.
Depois de abraçar o Presidente chileno, o 33º mineiro a ser resgatado ouviu da figura máxima do país: “Tem sido um líder muito bom para este grupo”, antes de cantarem, em conjunto com todos os presentes, o hino nacional.
Lá de baixo, onde já se encontravam apenas os seis socorristas que ajudaram os mineiros na viagem rumo à superfície, chegava a mensagem, escrita num cartaz: “Missão cumprida, Chile”.
Sem incidentes, a operação de resgate dos 33 mineiros durou cerca de 22 horas. Florencio Avalos, 31 anos, foi o primeiro mineiro a ser resgatado, eram 4h00 de quarta-feira. Emocionado, foi examinado por uma equipa médica logo depois de abraçar a família.
Durante o longo período de isolamento, Avalos tornou-se o cameraman de serviço, enviando para a superfície vários vídeos da vida lá em baixo.
Todos chegaram à superfície com óculos escuros especiais para proteger os olhos habituados a mais de dois meses de escuridão.