O sismo de magnitude 7,2 registado no domingo no estado mexicano da Baixa Califórnia fez quatro mortos e uma centena de feridos, informou hoje a Secretaria da Defesa Nacional (Sedena).
<#comment comment=” end st_tag_p “><#comment comment=” begin st_tag_p “>
“Até ao momento foram contabilizados quatro mortos e 100 feridos sem complicações graves”, refere um comunicado de Sedena.
<#comment comment=” end st_tag_p “><#comment comment=” begin st_tag_p “>
Na segunda feira de manhã, as autoridades da Baixa Califórnia tinha referido que o sismo tinha causado dois mortos e mais de 200 feridos.
Problemas com as linhas telefónicas e o corte no abastecimento elétrico dificultaram a informação relativa a estragos em Mexicali, cidade com 1,2 milhões de habitantes.
De acordo com as autoridades norte-americanas, o sismo foi sentido por cerca de 20 milhões de pessoas, na faixa que vai desde Los Angeles até Tijuana.
Cerca de 20 réplicas de baixa magnitude seguiram-se ao sismo inicial, que durou 40 segundos e cuja cidade mais próxima do epicentro é Mexicali.
Esta cidade regista um corte de electricidade que poderá demorar cerca de 14 horas a ser reparado. Algumas auto-estradas também foram afectadas por fendas que impedema circulação.
Depois dos recentes terramotos no Haiti e Chile, as populações da América do Centro e Sul vivem com mais apreensão relativamente à actividade sísmica na região.
O último grande sismo no Sul da Califórnia foi em Northridge, com magnitude de 6.7, em 1994. Causou 57 mortos, nove mil feridos e 40 mil milhões de dólares de prejuízos.
var mycontent=new switchcontent(“switchgroup2”, “p”) mycontent.setStatus(‘. ‘, ‘. ‘) mycontent.setColor(“, “) mycontent.collapsePrevious(false) mycontent.setPersist(false) mycontent.defaultExpanded() mycontent.init()