A vítima preparava-se para sair de casa, cerca das 06h00 horas da manhã, para ir abrir o seu estabelecimento comercial, quando um grupo de assaltantes entrou na sua propriedade e se acercou da sua viatura, ainda na garagem.
Um dos assaltantes baleou o português na cabeça, tendo de seguida atirado o seu corpo sem vida para a caixa de carga da carrinha e arrombado a vivenda, onde se encontrava a mulher da vítima.
Segundo uma fonte próxima da família do português, vários bens pessoais foram furtados, mas os pormenores são escassos uma vez que a mulher do comerciante está paralisada e impedida de comunicar em resultado de um acidente vascular cerebral sofrido recentemente.
A 08 de Setembro, outro comerciante português foi atingido a tiro no abdómen quando tentava ajudar a capturar um grupo de homens armados que acabara de assaltar um supermercado em Springs, a leste de Joanesburgo.
O comerciante, de 25 anos, está internado no hospital de Springs em estado estacionário, segundo disse à Lusa o padre Carlos Gabriel, que hoje visitou o ferido.