Resistimos Juntos, um projeto sobre empresas que se reinventam em tempos de Covid-19
Nos últimos anos, o aumento do turismo e a consequente dinamização das indústrias hoteleira e agrícola têm sido uma realidade familiar ao distrito de Évora. No entanto, a situação mudou drasticamente com a chegada do novo coronavírus. “De repente, foi tudo interrompido. A produção de vinho e azeite é extremamente importante na nossa região e, graças aos numerosos hotéis e restaurantes, os produtores tinham bastante facilidade em escoar o produto. Com a declaração do estado de emergência, houve quebras de 50% a nível desse escoamento, colocando os agricultores numa situação muito complicada”, conta D. Francisco Senra, arcebispo de Évora e presidente da Fundação Eugénio de Almeida.
Após trocar impressões com a Caritas Diocesana, a União das Misericórdias Portuguesas e diversos centros sociais, D. Francisco percebeu que o número de pedidos de ajuda havia quase duplicado, durante o estado de emergência. “A Santa Casa da Misericórdia passou de cerca de 20 pedidos de ajuda diários para mais de 30. Os utentes que almoçavam nos centros de dia já não o podem fazer e muitas instituições de solidariedade social estão, neste momento, a funcionar com o mealheiro que tinham para reparações e manutenção das infraestruturas”, revela D. Francisco, acrescentando, “a fundação é uma organização de carácter atento à população de Évora, percebemos que tínhamos de abraçar este momento e ser sinal de serviço”.
Foi assim que, na cozinha da Enoteca Cartuxa, propriedade da Fundação Eugénio de Almeida, nasceu, a 27 de abril, a Cozinha Social responsável pela preparação e distribuição de 200 refeições diárias gratuitas. “São seis mil refeições por mês, compostas por sopa, prato e sobremesa. Ajudamos não só quem as consome como quem as prepara, pois conseguimos manter no ativo todos os empregados da Enoteca, sem ter de recorrer ao layoff”, revela D. Francisco. A identificação e seleção das famílias que podem aceder às refeições é feita com a ajuda de associações parceiras do projeto como a Caritas Diocesana, a Santa Casa da Misericórdia, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Refood, a Pão e Paz e os centros sociais da diocese.
O projeto Cozinha Social é a primeira iniciativa do programa #FundaçãoConsigo, que resulta de um investimento de 500 mil euros, por parte da fundação, na área do apoio social. “O programa ainda está em desenvolvimento, mas brevemente apresentaremos novos projetos. Gostaríamos de aproveitar o estatuto que nos permite dar formação profissional certificada para ajudar quem perdeu o trabalho ou ainda pensar em soluções para as crianças e os jovens da diocese que precisem de equipamentos escolares adaptados à nova realidade”.
Outros projetos
Six Senses Douro Valley
Descanso dos guerreiros
O exclusivo hotel do Douro vai voltar a abrir as suas portas no próximo dia 1 de junho, e decidiu fazê-lo com uma campanha especial dirigida aos profissionais de saúde. Até ao final do ano, estes “heróis da linha da frente” podem usufruir de um desconto de 50% nas tarifas de alojamento. Para isso só precisam de apresentar uma prova de carteira profissional ou de trabalho aquando da reserva.
Whirlpool
Adeus às necessidades
A Whirlpool Portugal ofereceu eletrodomésticos à CASA − Centro de Apoio ao Sem Abrigo e ao INEM: receberam dois congeladores, dois combinados, duas máquinas de lavar e secar e uma máquina de secar roupa. “Se pudermos contribuir com um gesto para colmatar necessidades identificadas junto das nossas instituições que prestam um serviço tão essencial à sociedade, seremos sempre os primeiros a fazê-lo”, explica Armando Anjos, diretor-geral da Whirlpool de Portugal & Espanha.
Fiamma
Em nome dos artistas
A aveirense Fiamma criou o movimento #AllTheArtists, que convida artistas visuais e plásticos a desenvolverem um design exclusivo para a máquina de café profissional Vela: 60% da venda reverte a favor do setor artístico e de associações e entidades de carácter social. Todos os artistas nacionais e internacionais estão convidados a participar neste movimento, através da open call disponibilizada no website da iniciativa. As peças exclusivas estarão disponíveis para compra em www.alltheartists.fiamma.pt. M.V.L.