A Media Capital concluiu a venda do grupo de rádios aos alemães da Bauer Media Group, o principal operador de rádio comercial na Europa. Radio Comercial, M80, CidadeFM, SmoothFM e Vodafone FM, bem como umas dezenas de sub-estações digitais e temáticas (onde se inclui a rádio Ucránia, criada já este ano), passam para a gestão do novo proprietário, assumindo a designação de Bauer Media Audio Portugal.
O grupo de acionistas portugueses, liderados por Mário Ferreira, que compraram a Media Capital à espanhola Prisa recebem agora 69,6 milhões de euros, a que acresce “mais uns milhões do resultado obtido” pela Media Capital Radios entre “janeiro a maio”, tal como a VISÃO avançava em fevereiro deste ano.
Depois de ter feito uma parceria com a americana CNN, para um rebranding da marca TVI24, a Media Capital tem agora o foco no investimento em produção audiovisual e nas áreas digitais. Recorde-se que integra a Plural, a maior produtora portuguesa.
“Este foi um negócio muito oportuno, que deixará todos os intervenientes mais fortes. A Media Capital Radios é uma área de negócios sólida, com resultados consolidados e liderança indiscutível. A venda da MCR está alinhada com a estratégia do Grupo de acelerar o desenvolvimento das áreas de produção audiovisual e digital e consolidar o caminho de recuperação do segmento de televisão”, refere Mário Ferreira em comunicado.
Já Richard Dawkins, presidente de Audio do Bauer Media Group, adianta ter “uma enorme admiração e respeito pela qualidade das marcas” adquiridas. “Damos a maior prioridade ao crescimento de um negócio sustentável, com marcas fortes que fornecem entretenimento, informação e companhia de alta qualidade aos ouvintes, e soluções de confiança e qualidade aos parceiros comerciais”, diz.
Este negócio da Bauer, grupo familiar alemão com um núcleo forte de negócio estabelecido em Londres , sucede às aquisições, no ano passado, de rádios lideres na Eslováquia, Irlanda e Finlândia. No total, e já a contar com Portugal, superará, a nível europeu, “mais de 61 milhões de ouvintes” em 9 paises europeus. O conjunto de rádios da Media Capital Rádios tinha um alcance semanal de “mais de 4,5 milhões de ouvintes”.
A Bauer Media Audio quer tornar-se “pioneira mundial do áudio” e o mercado português – assegura – “apresenta fortes oportunidades de crescimento e inovação, nomeadamente em novos formatos digitais”.