Nelson Oliveira terminou a prova de contra-relógio em ciclismo em sétimo lugar com um tempo total de 37m43s. O ciclista, de 35 anos, conquistou, assim, o primeiro diploma olímpico para Portugal da competição, distinção atribuída aos oito primeiros colocados de cada prova. “É um sonho estar aqui, nos meus quartos Jogos Olímpicos, mas não vou dizer que estou contente com a minha prestação. Vim para dar tudo e acho que fiz isso. Acho que fiz uma boa corrida, ainda não sei o resultado final, mas melhor era impossível”, referiu após a prova.
“Com a chuva dificulta muito. Houve quedas. É natural. Eu tive de mudar a minha trajetória numa rotunda por isso. Foi difícil, porque não podíamos arriscar. Felizmente cheguei são e salvo”, acrescentou.
Com 24 anos, Remco Evenepoel, de nacionalidade belga, sagrou-se campeão da prova anos ao percorrer 32,4 quilómetros em apenas 36m12s. Filippo Ganna (Itália) e Wout van Aert (Bélgica) conquistaram as medalhas de prata e bronze.
Também o português Rui Costa participou na prova tendo terminado em 25.º lugar. Os dois ciclistas portugueses voltam a competir pelo pódio a 3 de agosto na prova de estrada. “Somos 90 ciclistas, são 279 quilómetros, vai estar bom tempo, espera-se muito calor, calor, vamos tentar fazer o nosso melhor”, concluiu Oliveira.