A reviravolta histórica chegou quase em cima do apito final, pelas mãos dos dois pontas portugueses, os supersónicos Raffaele Storti e Rodrigo Marta, e do pé direito do médio de formação Samuel Marques. Depois de experimentarem muitas dificuldades ao longo de praticamente todo o jogo, as Ilhas Fiji pareciam confirmar o favoritismo contra Portugal, já dentro dos cinco minutos finais. No adeus dos “Lobos” ao Mundial de râguebi de 2023, o marcador assinalava então 23-17 a favor da seleção do Pacífico Sul, que tinha recuperado de desvantagens de 10-3 (ensaio de Storti e conversão de Samuel) e de 17-10 (ensaio de Francisco Fernandes e nova conversão de Samuel), concedidas após o regresso do intervalo (3-3).
Restava muito pouco tempo para ir atrás da surpresa, perante a oitava classificada do ranking Mundial, e a Seleção Nacional denotava grande desgaste físico, apesar das várias substituições entretanto efetuadas pelo treinador Patrice Lagisquet. Mas se há virtude nesta equipa que já todo o universo do râguebi identificou, além da dinâmica e ousadia do seu jogo à mão, é a de nunca desistir.
O grande prémio que os “Lobos” procuravam neste Mundial de França chegaria mesmo ao cair do pano, depois de duas derrotas frente aos colossos País de Gales e Austrália e do empate face à Geórgia. Storti e Marta surgiram em posição favorável, na ponta direita do relvado do estádio em Toulouse, combinaram entre si na perfeição e o segundo voou para o terceiro ensaio de Portugal no jogo. Só faltava Samuel converter o pontapé aos postes, o que o médio de formação conseguiu com precisão de relógio suíço, selando a primeira vitória dos “Lobos” num Campeonato do Mundo de râguebi, por 24-23, à segunda participação.
Pode parecer pouco, mas é mais um passo sólido – e histórico – na afirmação internacional da Seleção Nacional: Portugal mostrou que merece um lugar permanente entre a elite. Se restarem dúvidas, basta percorrer as imagens no topo desta página, bem demonstrativas do espírito guerreiro que os jogadores das quinas levam para dentro de campo.