O Marítimo pode hoje confirmar a presença no play-off de manutenção e a despromoção de Paços de Ferreira e Santa Clara, se vencer na receção ao Vizela, na abertura da 33.ª e penúltima jornada da I Liga de futebol.
Numa ronda que pode consagrar o Benfica como campeão, a equipa madeirense poderá aumentar para sete pontos a vantagem sobre o lanterna-vermelha Santa Clara e seis pontos sobre o Paços de Ferreira, 17.º e penúltimo colocado, que, apesar de ainda poder igualar os insulares, tem desvantagem no confronto direto.
Poderá já ser na condição de relegados à II Liga que os açorianos receberão no sábado o Portimonense e os pacenses defrontarão no domingo o Rio Ave, enquanto o Marítimo também não poderá aspirar a mais do que a 16.ª e antepenúltima posição, reservada ao play-off de manutenção, a ser disputado diante do terceiro classificado da II Liga.
A 33.ª jornada pode também ficar marcada pela conquista do 38.º título pelo Benfica, o que pode acontecer já no sábado, caso o FC Porto, campeão em exercício e segundo classificado, perca em Famalicão, ou no domingo, quando o líder disputar o dérbi lisboeta no estádio do Sporting.
Programa da 33.ª jornada:
– Sexta-feira, 19 mai:
Marítimo — Vizela, 20:15
– Sábado, 20 mai:
Santa Clara — Portimonense, 14:30 locais (15:30, horas de Lisboa)
Arouca – Desportivo de Chaves, 15:30
Boavista – Sporting de Braga, 18:00
Famalicão – FC Porto, 20:30
– Domingo, 21 mai:
Vitória de Guimarães – Gil Vicente, 15:30
Casa Pia – Estoril Praia, 18:00
Paços de Ferreira – Rio Ave, 18:00
Sporting – Benfica, 20:30
RPC // MO