Ainda faltam alguns anos para poder tirar a carta de condução, mas, na temporada de 2023, Rodrigo Seabra já sabe que as corridas de kart vão dar lugar às de automóveis. Agora que recebeu luz verde da Federação Automóvel da Suécia para ingressar na Aquila Driver Academy, uma escola de desenvolvimento que lhe abre as portas da Fórmula Aquila 1000, ao volante de um monolugar, o jovem piloto da Maia, acabado de completar 12 anos (22 de dezembro), tem presença garantida nesse campeonato de 24 corridas. A idade mínima de participação são os 14 anos, mas o português obteve uma licença especial, ao completar com êxito vários testes de aptidão – técnica, física e psicológica.
“Foi unânime este convite, após ter tido resultados impressionantes nos testes”, revelou Dan Suenson, diretor-geral da Aquila Racing Cars, em nota de impressa. “O Rodrigo aprende muito depressa e será um privilégio contar com alguém tão novo e com tanto talento”, acrescentou o responsável, que espera que este ano seja para ele um ano de formação nos carros Fórmula, embora talvez já com “uma agradável surpresa nos resultados do campeonato”.
Para Rodrigo Seabra, este é um passo natural que surgiria mais cedo ou mais tarde no seu percurso. Desde os cinco anos, quando experimentou o karting no Kartódromo Cabo do Mundo, em Leça da Palmeira, o seu desempenho tem conhecido uma ascensão que desperta, cada vez mais, a curiosidade alheia, ao mesmo tempo que o deixa mais seguro de si e, também, do seu futuro.
“Não basta participar. É preciso evoluir gradualmente e mostrar capacidade, dar o meu melhor, ter bons resultados e ficar no mínimo no top 10 ou top 5 da grelha, e isso sim aponta as reais esperanças para um dia ingressar ao mais alto nível, num Fórmula 1. Mesmo para um português, quero pensar que pode ser possível”, afirma, no mesmo comunicado.
Os testes de avaliação bem-sucedidos são a mais recente injeção de confiança. Rodrigo Seabra sublinha que, ao nível da condução, existe “uma enorme diferença para o karting”, no que respeita à “aerodinâmica, forma de conduzir, caixa de velocidades, o peso e a massa do carro ao curvar e a travar…”, ressalvando, porém, que “não muda a abordagem às corridas”, para as quais se diz “focado” e “superentusiasmado”.
O jovem piloto destacou-se, em 2022, na categoria OK Júnior em karts, ao conquistar o primeiro troféu internacional da carreira, o de Campeão Estreante Alemão (DKM Deutsch Kart Masters), tendo representado Portugal, por escolha da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, no FIA Motorsport Games, em outubro passado, em França. “Foi com especial apreço que tomámos conhecimento do programa desportivo do Rodrigo para 2023, um jovem piloto com muito talento e que estamos certos chegará longe no seu percurso desportivo”, comentou Ni Amorim, o líder federativo. “Este campeonato é pouco conhecido entre nós, mas parece-nos bastante interessante e uma boa alternativa para que os pilotos evoluam e se adaptem à nova realidade competitiva. Estaremos a torcer”, acrescentou.