Coube à selecção anfitriã inaugurar o marcador deste primeiro campeonato do mundo de futebol a decorrer em África, mas a dez minutos do fim o México chegou ao empate.
A primeira parte do encontro tinha terminado com um saldo positivo para o México, que, exibindo um melhor ataque, registou mais oportunidades de golo e rematou mais vezes à baliza, mas foi a África do Sul a primeira a chegar ao golo, aos 55 minutos, através de Siphiwe Tshabalala, que marcou sem hipóteses para Perez, o guarda-redes mexicano, na sequência de um lançamento perfeito pela esquerda.
O empate só chegou aos 79 minutos, por Rafael Márquez, que aproveitou da melhor forma um cruzamento da esquerda de Andrés Guardado.
A segunda partida deste primeiro dia de Mundial de Futebol terminou com um empate sem golos, marcado pela expulsão do uruguaio Lodeiro, depois de ver o segundo amarelo na sequência de uma entrada dura sobre o tornozelo de Sagna.
A França atacou mais, com um total de 12 remates à baliza, mas o encontro foi equilibrado, com as duas equipas as pressionarem e a esforçarem-se, sem sucesso, pelo golo que colocaria a selecção que o marcasse à frente do grupo A, já que o primeiro jogo terminou também com um ponto para cada lado.
Antes, ao longo de 45 minutos, o relvado do Soccer City, em Joanesburgo, foi palco de uma espectáculo diferente, marcado pelos ritmos e cores africanos, ou não fosse esta a primeira vez em que um campeonato do mundo de futebol decorre no continente.
Nelson Mandela foi o grande ausente devido à morte, na quinta-feira, da bisneta de 13 anos, vítima de um acidente de viação.