Para os amantes de leitura, o dia chegou. Cerca de 220 mil jovens de 18 anos, residentes em Portugal, podem aceder a um cheque-livro, no valor de 20 euros, para comprar livros em livrarias físicas, a partir desta segunda-feira.
O objetivo do Programa Cheque-Livro, iniciativa do Ministério da Cultura, é incentivar os jovens a frequentar livrarias e a ler livros, sendo dirigido aos que nasceram em 2005 ou 2006. Os jovens podem pedir o cheque-livro na plataforma www.souleitor.gov.pt e usar o vale na compra de um ou mais livros cujo número de identificação da obra (ISBN) seja validado pela plataforma. Da lista estão excluídos manuais escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo e livros não editados em Portugal.
Os beneficiários do Programa Cheque-Livro têm até 23 de abril de 2025 para usufruir do vale. Na plataforma é possível ver um mapa com as mais de 200 livrarias aderentes.
O cheque-livro é uma medida proposta pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que defendia a atribuição de 100 euros para a compra de livros, mas o Governo anterior decidiu fixar o valor em 20 euros. O programa tem uma dotação de 4,4 milhões de euros, através do Fundo de Fomento Cultural.