A minissérie britânica Baby Reindeer chegou à Netflix a 11 de abril e ganhou fãs em todo o mundo – liderou o ranking de séries mais vistas na plataforma em dezenas de países -, além de deixar muitos espectadores chocados, intrigados e incomodados.
A série conta a história verídica de Richard Gadd (na série como Donny Dunn), agora com 34 anos, um jovem que tenta desesperadamente ser humorista, enquanto conhece uma mulher, Martha, papel interpretado pela atriz Jessica Gunning, que fica obcecada com ele e torna-se sua perseguidora.
Esta relação entre os dois, completamente tóxica e deturpada, tem grande impacto em Dunn, que acaba por ter de enfrentar um grande trauma antigo reprimido.
Fiona Harvey, de 58 anos, a advogada escocesa que alegadamente inspirou a construção de Martha, tem negado em diferentes momentos ter sido uma stalker e esta quinta-feira, numa entrevista a Piers Morgan para o seu canal de Youtube Piers Morgan Uncensored, desmentiu várias vezes ter alguma vez perseguido Gadd, o autor da produção de sucesso mundial, referindo nunca ter assistido à série, uma autêntica “obra de ficção” e uma “hipérbole”, nas suas palavras.
A mulher admitiu ter conhecido Gadd, que também é um dos produtores executivos da série, num pub de Londres, mas garantiu que só o viu “cinco ou seis vezes”, acusando-o de ser um “mentiroso” e “psicótico”. E em relação aos 41 mil e-mails que terá, alegadamente, enviado a Gadd ao longo de cinco anos, Harvey garantiu que apenas enviou alguns como brincadeira. Disse ainda não ter enviado 106 cartas ao jovem, apenas uma, e cerca de 18 mensagens na rede social X e desmentiu o envio de centenas de mensagens de voz.
A advogada disse ainda ter sido obrigada a contar a sua versão da história após o lançamento da série, depois de receber várias ameaças de morte. “Algumas das ameaças de morte que tenho recebido online foram realmente terríveis. Tive pessoas a telefonarem-me, tem sido absolutamente horrível”, afirmou.
Harvey afirmou também que nunca contactou os pais de Gadd e garantiu ainda que, ao contrário do que é mostrado no último episódio, nunca foi acusada em tribunal por perseguição. “Deixa-me em paz e arranja um emprego”, disse, falando diretamente para Gadd, acrescentando que estava a considerar apresentar uma ação judicial contra o ator.
Em relação à história que inspirou o nome da série (rena bebé, em português), Harvey contou que, uma vez, terá dito ao comediante, em tom de brincadeira, que ele lhe fazia lembrar um brinquedo que ela tinha em criança.