Fela Kuti, Tina Turner e Foo Fighters lideram o Top 3 da votação pública para o Rock and Roll Hall of Fame 2021, eleição que conta com um número recorde de mulheres nomeadas, entre elas Carole King, Kate Bush e Mary J. Blige.
Todos os anos é eleito um artista, cuja primeira gravação oficial tem de ter pelo menos 25 anos, para fazer parte deste restrito grupo que distingue as figuras maiores da história da música popular – como, entre muitos outros, Ray Charles, James Brown, Elvis Presley e os The Beatles.
Entre os estreantes nas votações deste ano estão o rapper norte-americano Jay-Z, a banda Foo Fighters, – cujo vocalista, Dave Grohl, já faz parte da lista enquanto baterista da banda Nirvana – Iron Maiden, no ativo desde 1980 e, mais de duas décadas após a sua morte, o pioneiro do afrobeat Fela Kuti. Entre os veteranos estão Tina Turner, que já faz parte deste grupo desde 1991 com a sua dupla com o ex-marido Ike e Carole King, que já faz parte do Rock and Roll Hall of Fame enquanto compositora.
Segundo o ranking oficial de voto dos fãs até este momento, Fela Kuti segue em primeiro com cerca de 216 mil votos. Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti foi um músico e ativista nigeriano, criador do afrobeat, fundindo blues, jazz e funk com música tradicional da Nigéria. Após a sua digressão de 1969 pelos Estados Unidos, onde foi influenciado pelo movimento Black Panther, a sua música tornou-se cada vez mais politizada. Até 1997 estimulou as mudança sociais através de canções como Zombie, Beast of no Nation e Upside Down. Morreu devido a complicações causadas pelo VIH-SIDA.
Em segundo lugar segue Tina Turner, 81 anos, proclamada rainha do Rock n´Roll, com cerca de 210 mil votos. O terceiro lugar é disputado de forma renhida pelos Foo Fighters e os Iron Maiden – com cerca de 154 mil e 147 mil votos, respetivamente. Os The Go-Go’s surgem logo a seguir.
Até ao próximo dia 30 de abril, através do site oficial do Rock & Roll Hall of Fame, continua aberta a votação dos fãs. O artista que ficar em primeiro lugar nessa disputa sai em vantagem em relação aos restantes concorrentes, isto porque a eleição definitiva do vencedor será, posteriormente, realizada por um grupo de mil figuras influentes da indústria musical.