Os produtores estão a ser obrigados a alterar de forma significativa os guiões de filmes e séries, recorrendo mesmo ao corte de situações em que os atores se encontrem muito próximos uns dos outros. É o caso de cenas mais íntimas e de luta.
Em entrevista à Hollywood Reporter, alguns produtores explicam que os guionistas têm feito os possíveis para lidar com o entrave da melhor forma. Os guiões dos programas de televisão tiveram de ser alterados e adaptados às novas condições, respeitando as regras de segurança e distanciamento. Cenas que envolvam aglomerados de pessoas, simples gestos como abraços, beijos e apertos de mão, e até mesmo cenas de luta corpo a corpo, são impensáveis nesta altura.
As narrativas de muitas séries televisivas já estão a sofrer grandes alterações. É o caso de Grace and Frankie, da Netflix, que tem como protagonistas atores acima de 79 anos (como Jane Fonda). Marta Kauffman, criadora da série, conta à Hollywood Reporter que terão de desistir das cenas que envolvam beijos entre pessoas idosas, visto os atores se encontrarem no grupo de risco para a Covid-19.
Também a sitcom Grown-ish, cuja ação se centra numa universidade, vai ser alvo de alterações no guião. Como conta o criador, Kenya Barris, a série é “literalmente sobre um lugar onde as pessoas se reúnem”, e modificar esse aspeto da narrativa faz com que a essência da mesma se perca.
Também a utilização de CGI (efeitos especiais criados em computador) se tem revelado uma boa alternativa à era cinematográfica pós-covid. Sera Gamble, criadora da série You, sugere que “a tecnologia que nos permite ver dragões e pessoas a explodir é a mesma que nos permitirá assistir a cenas banais”, até mesmo em produções que, por norma, não recorrem a efeitos especiais.
Apesar de todas as medidas de segurança serem respeitadas severamente, um outro aspeto que preocupa os produtores é o facto de muitos atores não se sentirem confortáveis em gravar cenas em conjunto. Para resolver esta situação, muitas cenas terão de ser gravadas separadamente e agrupadas em pós-produção, acrescenta Sera Gamble.