Há semanas que se suspeitava que o auto-intitulado “maior festival de hip-hop do mundo”, que costuma acontecer em Miami, na Florida, iria atravessar o Atlântico para protagonizar a sua primeira edição europeia. Só não se sabia que o local escolhido seria Portugal.
A confirmação foi feita esta quarta-feira nas redes sociais do festival, através do lançamento do cartaz completo. Os cabeças de cartaz são três e já conhecidos do público português: A$AP Rocky, que esteve há dois anos no NOS Primavera Sound e vai passar, uma semana depois do Rolling Loud, pelo Meco, no Super Bock Super Rock; Future, que atuou em 2017 no SBSR, ainda no Parque das Nações, e Wiz Khalifa, no Sudoeste de 2016.
Em três dias de festival – os mesmos do NOS Alive – são cerca de 40 os artistas de hip-hop que vão passar pelo areal algarvio. Dentro destes, destacam-se os nomes de Chief Keef, o pai do “drill” americano; DaBaby, cuja ascensão aos holofotes do mundo do hip-hop fora extraordinariamente veloz; Lil Uzi Vert, Playboi Carti, Smokepurpp, Ski Mask The Slump God e Trippie Redd, dos primórdios do soundcloud rap, e os anciãos Gucci Mane e Young Thug, sendo que este último atuou o ano passado no Sumol Summer Fest.
O festival vai contar ainda com um arrolamento de artistas portugueses: Lon3r Johnny, Minguito, Piruka, Sippinpurpp e Yuzi, que aproveitaram todos para agradecer a oportunidade nas redes sociais e incentivar os seus seguidores a ir.
Por sua parte, a organização do festival aproveitou para congratular os rappers e cantores na sua página do Twitter, em conjunto com a promessa: “Portugal, isto é só o começo de algo bonito. Mostrem-nos apoio para que possamos tornar isto maior e melhor todos os anos.”
Em declarações à revista britânica NME, os co-fundadores do festival Tariq Cherif e Matt Zingler disseram: “Depois de cinco anos a construir o nosso público nos EUA, tijolo a tijolo, achámos que estava na altura de trazer a festa para os nossos amigos na Europa. E a localização da praia em Portugal é o sítio perfeito para começar a nossa invasão europeia.”
O evento é restrito a maiores de 18. Os bilhetes entram em pré-venda esta quinta-feira, às 8h00 da manhã. A venda normal arranca um dia depois, na sexta-feira, também às 8h. Ainda não há informações acerca dos preços.