Alertar para a necessidade de preservar os sistemas ecológicos naturais e reforçar a importância da comunicação para alcançar esse objetivo é o mote do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN), que decorre a partir desta sexta-feira, e até dia 10, em Vila Real, Trás-os-Montes.
Ao longo destes dez dias, a “defesa do património biológico e ecológico” ganhará corpo em concursos, exposições e workshops de desenho e fotografia, a realizar em vários espaços públicos, como a Câmara Municipal, o Teatro de Vila Real ou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mas o ponto alto deste evento que celebra a biodiversidade será a exibição de 55 curtas-metragens dedicadas ao tema. De acordo com a organização, foram selecionadas entre as mais de 1.400 que concorreram ao FIIN, oriundas de mais de uma centena de países de todos os continentes, com os Estados Unidos, a Índia e o Irão na linha da frente.
Os vencedores dos vários concursos serão anunciados numa gala a realizar no último dia deste festival organizado pela Câmara Municipal de Vila Real, em parceria com a associação cultural Zona Livre, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Teatro de Vila Real e o Museu do Som e da Imagem. A cerimónia terá lugar no Teatro de Vila Real.