Há de tudo neste pódio dos escritores milionários, bilionários e mais além: autores de thrillers, de literatura fantástica, de séries infanto-juvenis, de ficção histórica ou de histórias mais ou menos cor de rosa. São nomes separados de um pelotão constituído por milhares de candidatos aos tops de vendas e às preferências dos leitores, que, por vezes, se revelam inconstantes. Suzanne Collins e Gillian Flynn que o digam: as autoras da famosa saga The Hunger Games/Os Jogos da Fome e do best seller Gone Girl, respetivamente, ganharam ambas 13 milhões de dólares no ano passado. Depois, os seus lucros mergulharam a pique, dizem os entendidos nestas matérias de tops superlativos (ainda que os admiradores da talentosa Gillian Flynn se preocupem seguramente menos com o tilintar da caixa registadora e mais com a qualidade das suas histórias…)
![James patterson a.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9481957James-patterson-a.jpg)
James Patterson lidera o ranking pelo terceiro ano consecutivo
As contas do ranking foram meticulosamente feitas: somaram-se os livros vendidos, sem esquecer os números obtidos pelo segmento dos e-book e dos audiolivros, acrescentaram-se os lucros originados por televisão e indústria cinematográfica, ouviram-se os autores, os agentes literários, as editoras e outros especialistas da indústria. Os valores obtidos, e agora divulgados pela Forbes, prestigiada revista norte-americana dedicada a temas económicos, dizem respeito aos ganhos compreendidos entre junho de 2015 e junho de 2016 – antes de descontados os impostos, taxas e taxinhas. Mas o conjunto de catorze escritores contemplados perfazem o astronómico valor de 269 milhões de dólares.
James Patterson lidera a lista dos autores mais lucrativos pela terceira vez consecutiva. Pode dizer-se que trabalhou para o recorde: com a ajuda da sua equipa de co-autores, publicou cerca de doze livros novos durante estes doze meses. Uma presença forte na lista são os escritores que se dedicam igual ou exclusivamente ao público infanto-juvenil: J.K. Rowling lucrou 19 milhões de dólares ainda com os dividendos de Harry Potter, tendo agora acrescentado mais um lançamento à saga com a publicação de The Cursed Child; Jeff Kinney vai a caminho do 11º volume de Diário de um Banana, série de sucesso em todos os mercados onde foi lançada; John Green que soma e segue com histórias para jovens adultos, como The Fault in our Stars/A Culpa é das Estrelas; Dan Brown está a ultimar uma versão simplificada, orientada para o público de leitores jovens, do best seller O Código da Vinci.
![jeff-kinney_custom.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9481961jeff-kinney_custom.jpg)
O Diário de um Banana valeu a Jeff Kinney a presença no ranking
A autora mais jovem presente na lista da Forbes é Veronica Roth: a criadora da saga Divergente, que também já tem adaptações cinematográficas, nasceu ‘apenas’ em 1988. Uma veterana de anos recentes, E.L. James, continua a usufruir do sucesso de As Cinquenta Sombras de Grey: a autora teve um aumento de vendas de 168% nestes últimos doze mesesm, devido ao lançamento da versão da história contada pelo personagem masculino.
A nova presença no ranking dos mais vendidos, com um sprint que deixaria qualquer ciclista de cabeça à roda, é Paula Hawkins, autora de The Girl on the Train /A Rapariga No comboio, um dos livros-fenómeno de 2015, também já adaptado ao cinema. E há nomes cativos neste ranking, que, ano após ano, mantêm posições de destaque: é o caso de Stephen King (que ao longo da sua carreira já somou 450 milhões de dólares), de Nora Roberts (que escreve cerca de cinco a seis livros por ano), de John Grisham (que, desde 1988, publica um livro por ano) ou Danielle Steel (com 129 romances publicados e 650 milhões de exemplares vendidos).
Veja a lista completa dos escritores contemplados na lista da Forbes:
1. James Patterson $95 milhões de dólares
2. Jeff Kinney $19.5 milhões
3. J.K. Rowling $19 milhões
4. John Grisham $18 milhões
5. Stephen King $15 milhões
5. Danielle Steel $15 milhões
5. Nora Roberts $15 milhões
8. E.L. James $14 milhões
9. Veronica Roth $10 milhões
9. John Green $10 milhões
9. Paula Hawkins $10 milhões
12. George R.R. Martin $9.5 milhões
12. Dan Brown $9.5 milhões
12. Rick Riordan $9.5 milhões