“Nunca saiam da cama. Nunca vão à janela. Nunca olhem por trás da cortina”, é a advertência sussurrada pela voz de uma criança, ouvida no trailer de The BFG-O Amigo Gigante, o novo filme realizado por Steven Spielberg para a Disney. Não se trata de um thriller, antes da adaptação de uma história infantil de Roald Dahl (1916-1990), o autor britânico de clássicos infantis como James e o Pêssego Gigante e Charlie e a Fábrica de Chocolate. O realizador agarrou no livro, que, em versão portuguesa, chama-se GGG: O Grande Gigante Gentil (Oficina do Livro, 2015), e entregou-o nas mãos experientes de Melissa Mathisson, a recém-desaparecida argumentista de E.T- O Extraterrestre. O resto fica por conta do toque de Midas de Spielberg.
Com este filme, ele regressa aos heróis de palmo e meio, envolvidos numa missão que os fará enfrentar os seus medos. A protagonista é Sophie (a estreante Ruby Barnhill), uma menina com dez anos que vive num orfanato londrino, e que, apesar das advertências, vai à janela espreitar o que se passa no beco escuro, de onde chegam barulhos estranhos de latas do lixo derrubadas e gatos a miar. E que descobre, “à hora assustadora das três da madrugada”, uma enorme criatura, com grandes orelhas e pouca inteligência: o gigante BFG (Mark Rylance disfarçado com técnicas digitais), iniciais para “Big Friendly Giant” (gigante grande e amistoso), cuja tarefa mágica é colher sonhos e distribuí-los pelas crianças adormecidas. Uma tarefa inspirada na biografia do próprio Dahl, que subia por um escadote até ao quarto dos filhos, fazendo de conta que soprava sonhos lá para dentro. E que Steven Spielberg tem feito, metaforicamente, através da câmara de filmar.
Uma versão em cinema de animação foi feita em 1989. Fábula cinematográfica sobre a amizade, a diferença, a superação das circunstâncias difíceis e o poder dos sonhos, The BFG-O Amigo Gigante narra a viagem da dupla improvável até ao país dos gigantes, onde vivem alguns colossos com mau feitio, e as provações para convencer a Rainha de Inglaterra de que esses seres existem e que estão quase a bater às portas do reino… O filme tem data de estreia em Portugal prevista para 7 de julho.