De troncos nus e tatuados, a abrir o penúltimo dia do Rock in Rio, os D’zrt fizeram as delícias das jovens fãs que desde as quatro e meia da manhã esperaram no pórtico principal do Parque da Bela Vista. O que as move é a devoção à adolescente mais idolatrada do momento, Miley Cyrus, 17 anos. Mas às seis da tarde, Angélico, Vítor, Paulo e Edmundo aqueceram a plateia com refrões fáceis cantados até pelos pais (homens) e dançados por todos.
Nos stands de merchandising, a t-shirt para meninas está no top de vendas; os pais levam a criançada às cavalitas, pois a baixa estatura não os deixa avistar o Palco Mundo. É fenomenal como em cada dia que passa no Rock in Rio a fila para a Fábrica de Sofás aumenta exponencialmente.
Nos pulsos dos meninos e meninas uma pulseira amarela com o número de telemóvel dos adultos que os acompanha reduz bastante o problema se alguém se perder – são 200 mil m2 onde podem entrar 300 pessoas por minuto. Nesta tarde de sábado a cor rosa foi soberana, dando o tom às roupas e aos adereços (bonés, mochilas, ténis, lenços e todo o género de bugigangas). As filhas são iguais às mães e estas, muitas já bronzeadas, cantam como as jovens. É, sem dúvida, um dia de adultos mas para os mais novos. Para milhares de crianças foi a sua estreia num festival de música. Das mochilas saem farnéis para depois entrarem brindes de todo o género, feitio e função.
Às 19 horas a escocesa Amy Macdonald sobe ao palco e com a sua guitarra e simpatia natural prende a audiência. Temas dos seus dois álbuns, “This Is The Life” e “A Curious Thing” preenchem o alinhamento que também incluiu uma versão de “Born To Run”, de Bruce Springsteen. “Don’t Tell Me That It’s Over”, “Spark” (próximo single a lançar em Portugal) e “This Is The Life” fecham uma prestação muito competente.
No Palco Sunset, Luís Represas, acompanhado por Martinho da Vila, diz que tocar de dia é melhor para as pessoas que se vêem umas às outras e para ele no palco que também as vê. Casa cheia no palco secundário para ver e ouvir o vocalista dos Trovante que há uma semana reuniu as tropas no Palco Mundo, mas já madrugada dentro. Nas imediações, no espaço de uma conhecida marca de contraceptivos, Gimba põe música no peep show.
Entretanto, já o quarteto britânico, McFly, actuava no palco principal. Com um percurso musical de seis anos, conseguiram colocar sete singles e dois álbuns no primeiro lugar do top inglês. Na Bela Vista um momento curioso foi a versão que os quatro rapazes de Londres fizeram do tema dos Beastie Boys, “Fight for Your Right to Party (to Party)”. Uma festa principalmete para os adultos, já um pouco saturados…
A noite caiu e é difícil acalmar as crianças que em uníssono gritam “Miley, Miley”, ao mesmo tempo que iluminam anéis e outros adereços. Às dez em ponto ouve-se “Can’t Be Tamed”, nova canção a incluir no próximo álbum, agendado para o final de Junho. Com uma imagem muito distante da personagem Hannah Montana, a norte-americana apresentou-se sensual e provocante, com um body e casaco pretos de cabedal. Em “7 Things” todos gritam em coro, mas a maioria não esperava que Destiny Hope (nome verdadeiro de Miley) incluisse o tema “I Love Rock n’ Roll”, dos The Arrows, mais tarde regravado por Joan Jett, num medley, à semelhança do que Britney Spears fez quando quis deixar para trás a imagem de adolescente. Imagens do filme “A Melodia do Adeus”, ainda em cartaz nos cinemas, surgem nos ecrãs quando canta “When I Look at You”. Seguem-se “Party in The USA”, “Full Circle”, “Simple Song”, “See You Again” e já no encore, “My Heart Beats”, música em estreia ao vivo. A adolescente sexy, que pediu água vulcânica para beber no camarim e quis ir ao Starbucks, com as amigas que a acompanham na digressão, despede-se com “The Climb”. A seis meses de fazer 18 anos, Miley actuou como gente grande. Para ela “é tudo uma questão de amor”, para as cerca de 88 mil pessoas que a aplaudiram também. Só o amor pelos filhos move tamanha multidão.
Números:
55% foi com a família; 32% com amigos; 13% com um grupo de fãs
83% dos fãs prefere a cantora Miley Cyrus à personagem Hannah Montana
(17%)50 fãs conheceram Miley Cyrus pessoalmente, antes do concerto
450 pessoas na fila para a montanha russa;
460 para a roda gigante às 16h30/17h30
Horário dos concertos do último dia do Rock in Rio Lisboa 2010:
30 Mai, Domingo
Palco Mundo
19h Soulfly, 20h30 Motörhead, 22h Megadeth, 23h45 Rammstein
Sunset
17h Fingertips & Convidado, 18h15 More Than a Thousand & Convidado, 20h Ramp & Hail
Electrónica
Heartbreakerz, Jiggy, Jim Masters, Paul Ritch Live, Speedy J Live, Green Velvet Live
Texto: Sónia Calheiros
Fotos: Marcos Borga