Temporariamente não temos! Definitivamente espero que não o venhamos a ter!
Estou farto de escrever sobre o assunto! A fusão dos Hospitais de Coimbra foi colocada à pressa num Orçamento de estado feito, igualmente, à pressa!
Não tinha, como continua a não tem qualquer interesse para os doentes e muito menos para o País!
Hoje um Senhor Secretário de Estado, Médico como eu, veio fazer um discurso essencialmente legal, dizendo no fundo que não havia pressupostos legais que justificassem ou permitissem, no momento, a fusão dos Hospitais de Coimbra num Centro Hospitalar e Universitário. Claro que não podia dizer outra coisa, porque Medicina está muito longe da Economia! Diria são quase incompatíveis! Dizer que a Economia deve controlar a Medicina, é algo como dizer deixem morrer os desgraçados que nos gastam muito dinheiro e já não produzem nada, ou seja, os reformados. Custa muito mais mantê-los vivos do que pagar um subsídio de funeral!
Sei que são palavras duras, mas esta, infelizmente, é a realidade!
Só quem não leu o Orçamento de Estado para 2011 é que não percebeu o que lá foi metido à pressão!
Para quem de direito devo dizer que deixem o CENTRO HOSPITALAR DE COIMBRA em paz, ele tem feito o seu papel em termos de CÚPULA da Unidade Saúde Coimbra Sul( em relação ao Mondego).
Quantos aos seus resultados, o Ministério da Saúde sabe perfeitamente o que passa! Somos o melhor Centro Hospitalar em termos de vários parâmetros ( Vide relatório de Retorno de 2007 da Unidade Operacional de Financiamento e Contractualização da ACSS ) de QUALIDADE, e não de números!
SIM de QUALIDADE nos TRATAMENTOS ( e não nos números) e falo de quê?
Mortalidade < 65 Anos – o melhor hospital do País
Mortalidade> 65 Anos – o melhor Hospital do País
Complicações pós-operatórias – o melhor Hospital do País em vários itens
Serviço de Urgência – Qualificado como dos melhores do País, na opinião dos seus utilizadores
Para quê destrui-nos?!