Foram precisos três meses e 15 pares de mãos para montar aquele que é o parque de diversões mais estético, cuidado e original da cidade. À primeira vista, olha-se com espanto para a roda gigante, para o cenário de montanha, a neve nas árvores, a banquinha das pipocas, a pequena pista de patinagem onde alguns patinadores deslizam. Mas à medida que os minutos passam, a atenção vai sendo captada por pequenos (grandes) detalhes, considerados “non sense”, pela própria Joana Astolfi, e que tornam esta instalação bem invulgar. São cenas montadas nas várias cabines da roda gigante, como a de uma família que é atacada por ursos enquanto janta; de um quarto de crianças com uma delas pendurada nas grades; ou de uma mulher atacada por um crocodilo enquanto toma um banho de espuma. “São pequenos momentos de humor, dentro de uma ideia de diversão, de voltar à infância, às memórias dos carrosséis, das rodas gigantes”, explicou a artista aos jornalistas no dia da apresentação.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/12/231213_Four-Seasons-Christmas-2023-13-721x1080.jpg)
Batizada ‘Wanderlust’, esta a instalação vai mais além da simples ideia de peça decorativa. Através de oito histórias contadas em oito diferentes cenários, nem todos dramáticos, exemplo dos miúdos reunidos à volta de uma imensidão de presentes por abrir, Joana Astolfi quis entrar na história de cada um, ter uma narrativa, trabalhada em pequena escala. “É uma peça de descoberta, de voyeurismo.” Como complemento, está a peça ‘Letters to Santa’, com um conjunto de cartas em voo, a caminho (ou de saída) do correio do Pai Natal, todas em tecido e muitas delas com bordados manuais, com diferentes origens e destinos. Também aqui para ver com tempo, porque está lá o Pinóquio, estão esquilos e outros animais de floresta, além de algumas frases bonitas, exemplo daquela que é o lema do Studio Astolfi, ‘Let’s make better mistakes tomorrow.”
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/12/231213_IMG_7868-720x1080.jpg)
A Wanderlust pode ser visitada até ao dia 7 de janeiro (entrada gratuita), por miúdos e graúdos. E caso queiram estender as festividades natalícias, há um chá da tarde, servido todos os dias entre as 15h30 e as 18h30, com um menu preparado pelo chefe pasteleiro Diogo Lopes. Custa €65, inclui uma flute de champanhe ou uma bebida quente, e especialidades como a grinalda de natal com natas azedas, abóbora e chocolate caramelizado; uma seleção de scones; árvore de Natal com crème brûlée, limão, laranja e especiarias; foie gras, chococoffee e dourado; Folha de Topinambur, cogumelos Girolles e trufa. Um menu de luxo para uma época especial. Também disponível até domingo, 7 de janeiro.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/12/231213_Nov22_20191-720x1080.jpg)
A instalação pode ser visitada no Ritz até ao dia 7 de janeiro. Morada: Rua Rodrigo da Fonseca, 88