De acordo com a informação partilhada pela empresa, o E-Flow foi criado para instalações que dependem de pontos de carregamento satélites (ligados a um posto central) ou estão situadas em posições elevadas, de difícil acesso. O dispositivo visa simplificar a operação de carregamento em diversos contextos, desde hubs públicos a bases de frotas e infraestruturas privadas.
A E-Flow funciona como a unidade central do sistema de carregamento, integrando tecnologias da gama de carregadores Blueberry, como alocação dinâmica de potência, autenticação opcional do utilizador e sistemas de medição e pagamento. Com capacidade para suportar até quatro saídas de carregamento, o dispositivo gere a interação entre os veículos elétricos e o sistema.

“Como unidade central do sistema, a E-Flow é a inteligência escondida por detrás de cada sessão de carregamento”, refere o comunicado da I-Charging.
O equipamento inclui um ecrã tátil e permite a integração com sistemas backend via OCPP (Open Charge Point Protocol, um protocolo de comunicação que garante que os carregadores de veículos elétricos possam interagir com sistemas de gestão de carregamento) e com a ferramenta digital my.i-charging.
Segundo a I-Charging, o nome “E-Flow” representa o fluxo de energia no sistema e reflete o foco da empresa na inovação para atender às necessidades do mercado de veículos elétricos. O E-Flow complementa outras soluções da empresa, como o Blueberry e o I-Light, assegurando o funcionamento do sistema de carregamento.
As principais características da E-Flow incluem: suporte para até 4 saídas de carregamento; alocação dinâmica de potência; função de centro de controlo para instalações com várias tomadas; ecrã tátil; autenticação opcional do utilizador; integração opcional de sistema de pagamento; medição certificada opcional; integração com sistemas backend via OCPP; integração com my.i-charging; e integração no ecossistema I-Charging.
A I-Charging informa que a e-flow estará disponível no segundo semestre deste ano.