Cinco anos após o primeiro pódio internacional, a equipa alcançou novamente o segundo lugar, desta vez com o protótipo São Rafael 03, um marco significativo para o projeto fundado em 2015. O Técnico Solar Boat é composto por alunos de diversos cursos de Engenharia do Instituto Superior Técnico (IST), especializados em construir embarcações movidas a energias renováveis. Desde a sua criação, a equipa passou de um pequeno conjunto de alunos de engenharia naval para um grupo com mais de 60 membros de variados departamentos da instituição.
O projeto teve início com o desenvolvimento do primeiro protótipo dois anos após a fundação do projeto no IST, dando origem à série São Rafael, movida a energia solar. O São Rafael 03, o mais recente, estreou-se em competições em 2021. Em paralelo, a equipa expandiu-se para a construção de protótipos movidos a hidrogénio, com o São Miguel 01 em 2021, o primeiro em Portugal, seguido do mais competitivo São Miguel 02, desenvolvido em 2024.
Em 2023, o Técnico Solar Boat concluiu o desenvolvimento do São Pedro 01, uma embarcação não tripulada movida a energia solar, equipada com navegação autónoma e controlo remoto. Este protótipo compete no NJORD Autonomous Ship Challenge na Noruega, onde venceu a competição remota em 2022 e alcançou o segundo lugar em 2023 na cidade de Trondheim.
Miguel Gil, líder de equipa do Técnico Solar Boat, expressou, em comunicado, o sentimento da equipa: “É com imenso orgulho que temos a oportunidade de representar Portugal e o Instituto Superior Técnico nesta competição de grande relevância para a promoção da mobilidade elétrica e das energias renováveis. Continuamos empenhados em demonstrar a excelência e a inovação que caracteriza a nossa equipa, sendo que este é apenas mais um passo num caminho emocionante para o Técnico Solar Boat, à medida que estabelecemos objetivos cada vez mais ambiciosos para um futuro sustentável”.
O Monaco Energy Boat Challenge, organizado pelo Yacht Club de Monaco, é uma competição de embarcações elétricas movidas a energias renováveis, que reúne equipas de todo o mundo. Esta foi a oitava participação da equipa do Técnico no evento, tendo anteriormente alcançado o segundo lugar em 2019 com o São Rafael 02 e o terceiro lugar com o São Rafael 03 em 2022.
A competição divide-se em três classes: Solar, Energy e SeaLab. A classe Solar, a mais antiga do evento, reúne embarcações movidas a energia solar. O São Rafael 03 competiu nesta categoria pela quarta vez, com painéis solares fabricados pela própria equipa.
Na classe Energy, catamarãs com flutuadores fornecidos pelo Yacht Club, a equipa do Técnico foi pioneira na utilização de hidrogénio como fonte de energia, tendo recebido prémios de inovação em 2020, 2022 e 2023.
A classe SeaLab é reservada para embarcações elétricas de maior porte, geralmente apresentadas por empresas.
A equipa do Técnico Solar Boat destacou-se por ser a única a participar simultaneamente nas classes Solar e Energy, inicialmente com o São Rafael 03 e o São Miguel 01 em 2021, e agora com o São Miguel 02. Na competição deste ano, a equipa alcançou o segundo lugar na classe Solar, repetindo o feito de 2019 com o antecessor do São Rafael 03. Adicionalmente, foi-lhe atribuído o Eco-Conception Prize pelo design sustentável do São Miguel 02.