Após as primeiras oito especiais de classificação do primeiro dia do Eco Rally Madeira, a diferença entre os segundos classificados, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, e os segundos, Eneko Conde e Lukas Sergnese, é de apenas seis segundos. A luta pelos primeiros lugares tem sido muito renhida, como demonstram os apenas 12 segundos que separam primeiro e sétimo classificado. Aliás, a dupla que está em terceiro lugar, Nuno Serrano e Alexandre Berardo, tem a mesma pontuação dos segundos classificados, sendo que o desempate foi feito por números de ‘zeros’. Ou seja, o número de vezes que as equipas passaram no segundo exato nos postos de controlo. Recorde-se que nos ralis de regularidade, como é o caso das provas do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, as equipas procuram respeitar os tempos de passagem indicados nos roadbooks.
Curiosamente, as três primeiras equipas do topo da tabela conduzem o mesmo modelo: Kia e-Niro.
As oito especiais de classificação do primeiro dia levaram as 29 equipas participantes a conhecer as zonas montanhosas mais ao sul da Ilha, passando por zonas de rara beleza natural como o Poiso ou a Eira do Serrado, com vista deslumbrante para o Curral das Freiras.
Campeões mundiais na Madeira
Os campeões do mundo em título da modalidade, os espanhóis, Eneko Conde e Lukas Sergnese, estão, neste momento, no segundo lugar. Em declarações à Exame Informática, a dupla mostrou-se muito impressionada pela beleza da ilha da Madeira e do traçado escolhido para a quarta prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio.
A equipa Exame Informática terminou o primeiro dia na nona posição da geral. Desta vez, o objetivo principal da nossa participaçãoé testar, em condições particularmente exigentes, o novo Peugeot e-2008, que se tem comportado de forma exemplar.
O melhor exemplo está na terceira posição que a equipa da Exame Informática conseguiu na Eficiência Energética, qpesar de, como é habitual, não termos optado por uma condução ‘poupada’, Aliás, usámos o ar condicionado durante boa parte da prova e fizemos algumas acelerações mais fortes para testar as capacidades do e-2008.
O Eco Rally Madeira termina amanhã, domingo, com seis provas especiais de classificação que vão decorrer no concelho de Machico, cidade de onde vai partir a prova.