As fortes chuvas marcaram a primeira edição do Eco Rally de Lisboa, sobretudo durante as primeiras especiais de classificação de sábado. Mas, mesmo assim, a Exame Informática, que participou nesta prova ao volante de um Peugeot e-2008 GT, verificou que muitos populares acompanharam a prova que passou por zonas como Sacavém, Bucelas, Arruda dos Vinhos, Alenquer, Serra de Montejunto, Sobral e Loures. Uma demonstração que o Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio está a atrair mais interesse junto do público.
O Eco Rally de Lisboa, a quinta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, foi vencido pela dupla Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo ao volante de um dos Renault Zoe da equipa Prio-Renault Eco Team. Nos restantes lugares do pódio ficaram Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em BMW i3, e a dupla Carlos Silva/António Serrão, em Fiat e500.
Com esta vitória, Eduardo Carpinteiro Albino isolou-se na liderança no Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio. Liderança que, antes da prova de Lisboa, partilhava com Nuno Serrano, o outro piloto da Prio-Renault Eco Team. A dupla Nuno Serrano e Alexandre Berardo terminaram em quinto lugar, mas estiveram envolvidos até ao final na luta pelos lugares no pódio. Aliás, a competitividade esteve em alta, com várias alterações nas posições cimeiras. As primeiras cinco equipas terminaram afastadas por poucos pontos – nas provas de regularidade são acumulados pontos em função das diferenças do tempo de passagem para os tempos indicados no roadbook.
De acordo com as declarações que recolhemos de várias equipas, a navegação foi especialmente desafiante, o que levou a mais erros que o que tem sido habitual no campeonato. Opinião partilhada pelo vencedor, Eduardo Carpinteiro Albino: “o tipo de estradas que compunham o percurso foi bastante diferente do que é habitual e a prova obrigou a uma exigência acrescida tanto em termos de condução como de navegação”.
Participação dos campeões das provas de velocidade
Esta prova teve, ainda, a particularidade de contar com equipas vindas dos rallies de velocidade, que estrearam em provas com carros 100% elétricos. Em declarações à Exame Informática, Rui Madeira, campeão do mundo do grupo N em 1995, confessou-se surpreendido com os carros elétricos “a aceleração é muito forte e a autonomia é superior à que esperava”, adicionado “claro que estes carros não são tão divertidos como um WRC, mas fiquei bem impressionado com o desempenho”. Apesar da falta de experiência, Rui Madeira, em Kia e-Niro, conseguiu terminar em quarto lugar, resultado que atribuiu totalmente às capacidade de navegação do colega de equipa Sancho Ramalho: “ele é que sabe, só faço o que me diz para fazer”.
Quanto à classificação dos restantes campeões nacionais de rallies, Bruno Magalhães, em Hyundai Ionic 5, que teve como navegador Carlos Magalhães, ficou em 8º lugar; Bernardo Sousa, em Citroen DS4, com o navegador Nuno Rodrigues da Silva, em 12º lugar; e Ricardo Teodósio, em Hyundai Ionic 5, que fez equipa com José Teixeira, terminou na 17ª posição.
Curiosamente, a dupla Bruno Magalhães/Carlos Magalhães ganharam o prémio da eficiência energética, uma classificação que resulta da comparação entre o consumo medido na prova e o consumo anunciado pela marca. O que demonstra não só a eficiência do Ioniq 5, como, também, a capacidade de adaptação de uma equipa habituada conduzir para ser a mais rápida e não a mais ‘poupada’.
Equipa da Exame Informática termina em 16º
Apesar de até termos começado bem e de termos tido um bom comportamento em várias classificativas, como provam os 120 “zeros” (passagens sem qualquer penalização) e a vitória na 17ª classificativa (Monsanto), um erro no início da SS11, a mais longa, fez-nos penalizar o valor máximo em todos os pontos de passagem. Um total de 1150 pontos de penalização numa única classificativa, que nos atirou para um dos últimos lugares da tabela.
A Exame Informática tem participado nestas provas com o objetivo de conhecer melhor o Campeonato Nacional de Novas Energias – Prio, acompanhar a mobilidade elétrica e testar os automóveis elétricos que usamos nas provas. Neste aspeto, o Peugeot e-2008 GT mostrou, novamente, ser um carro com boa dinâmica, confortável e com autonomia perfeitamente satisfatória. O nosso preferido entre os SUV compactos 100% elétricos.
Pode ler a análise completa que fizemos ao Peugeot e-2008 GT após o Eco Rally de Proença-a-Nova, a terceira prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio.