A Miio, startup que começou com uma app com informações sobre postos de carregamento para veículos elétricos em Portugal, continua a evoluir no modelo de negócio. Depois de esta empresa se ter tornado operador de carregamentos na rede Mobi.E, a primeira a permitir carregamentos em postos públicos portugueses usando apenas uma app (se necessidade de cartão), a Miio anunciou o primeiro passo para a internacionalização, chegando a Espanha.
De acordo com o comunicado da empresa, “através da app Miio passa a ser possível aceder à localização dos 120 postos de carregamento no mercado espanhol, onde se poderá carregar um veículo elétrico com a empresa portuguesa”, adicionando “o objetivo da miio é alcançar um total de 3.000 postos de carregamento em Espanha, até ao final deste ano”.
A possibilidade de os clientes Miio poderem usar postos em Espanha, não integrados na rede Mobi.E portuguesa, é uma consequência do desenvolvimento das plataformas de roaming na Europa – plataformas que, como nas telecomunicações, permitem ligar operadores de redes diferentes..
Daniela Simões, CEO e co-fundadora da Miio, pretende “levar para Espanha o que acreditamos já fazer bem em Portugal: simplicidade e confiança para viajar num veículo elétrico”. Para a empreendedora, “o mercado de mobilidade elétrica europeu é altamente fragmentado e bastante diferente do português, sendo que o nosso objetivo é o de proporcionar uma melhor experiência para o consumidor, independentemente da sua nacionalidade ou local de origem”.
Esta fragmentação faz com que, nesta primeira fase, o popular comparador de preços da Miio, que permite comparar e prever os custos de carregamento na rede Mobi.E usando diferentes operadores, não esteja disponível em Espanha. Daniela Simões explica que “a principal dificuldade encontrada nesta expansão para Espanha deveu-se ao facto de não existir uma entidade gestora, como existe em Portugal, que agregue todos os postos do país, o que exigiu um esforço técnico bastante grande da nossa parte para podermos apresentar um produto diferenciador”.
Como acontece em Portugal, para carregar com a Miio em Espanha basta instalar e consultar a app Miio para encontrar um dos postos de carregamento disponíveis e, no local, selecionar o posto e a tomada que se quer usar. No comunicado à imprensa, a Miio informou, ainda, que está a aumentar a equipa para “apoiar o seu crescimento e internacionalização” e que o “objetivo é continuar a desenvolver novos produtos e serviços que possam ser utilizados em Portugal e em outros países, tornando a utilização e carregamento de um veículo elétrico cada vez mais cómoda e conveniente para qua