Não são novos modelos, mas sim atualizações dos já existentes. O que significa que, por exemplo, não vão ser feitas novas homologações nem apresentados novos valores de autonomia. No entanto, a Porsche garante que a autonomia real será maior devido a várias otimizações que foram aplicadas. E a Porsche dá exemplos: “Nos modos Normal e Range, o motor dianteiro elétrico fica praticamente desligado na gama de cargas parciais nos modelos de tração integral. Além disso, não é transmitida qualquer energia para quaisquer dos eixos quando o veículo está a ‘velejar’ ou parado. Esta função de roda elétrica livre reduz as perdas por arrasto. Os motores voltam a ser ligados em milissegundos apenas quando o condutor o requisita ou altera o modo de condução”.
Mas há mais, incluindo na gestão térmica, que vai afetar a velocidade de carregamento. Para carregamentos planeados (Turbo Charging Planner), a bateria pode ser preaquecida a temperaturas mais elevadas que nos primeiros modelos, o que permitirá aplicar maiores potências de carregamento e durante mais tempo. A procura por eficiência chega ao ponto de aproveitar o calor dissipado pelos componentes elétricos para regular a temperatura da bateria.
Android Auto e estacionamento com smartphone
Na tecnologia, o comunicado da Porsche destaca o opcional Remote Park Assist, que permite estacionar o carro via smartphone, sem que o condutor esteja ao volante. Um sistema disponível tanto para lugares em paralelo, como para lugares em perpendicular e garagens. Os lugares de estacionamento são detetados automaticamente (através do sensores ultrassónicos e câmaras) e o condutor pode iniciar o estacionamento através da app Porsche Connect. O condutor monitoriza continuamente o processo de estacionamento, pressionando o botão na interface da app no smartphone – se o botão for libertado, o Taycan interrompe a manobra de forma imediata.
Outra novidade é o suporte para o Android Auto, que vem complemetar o Apple CarPlay, que já era suportado.
Há, ainda, novidades no sistema de infoentretenimento, com melhorias na organização dos menus, aumento dos comandos de voz suportados através de linguagem corrente e cálculos de navegação mais rápidos.
Mais cores
Os novos model year vão estar disponíveis em mais cores, incluindo algumas “cores de culto”: “Nos anos 90 do século passado, a Porsche introduziu inúmeras pinturas coloridas à sua gama. Estas rapidamente alcançaram o estatuto de culto entre os fãs da marca e hoje são especialmente populares nos clássicos como a geração 964. Estas cativantes cores estão agora de regresso. Como parte do desenvolvimento contínuo da estratégia de personalização da Porsche Exclusive Manufaktur, o Taycan está agora disponível com pintura personalizada e pintura personalizada Plus como complemento às 17 cores de série. A primeira opção permite a pintura com 63 cores adicionais, no presente. Isto inclui as cores Azul Luar Metalizado, Verde Ácido, Vermelho Rubi, Azul Riviera e Violeta Metalizado, que são tão caraterísticas da marca. A pintura personalizada Plus oferece aos clientes liberdade quase total na escolha da cor, permitindo até combinar o Taycan com os seus acessórios favoritos.”
De acordo com a Porsche, o Taycan tem sido um sucesso de vendas. Em 2021 terão já sido vendidas 20 mil unidades, um valor próximo do total do ano passado, que colocam o 100% elétrico da marca alemã a par com as vendas do icónico 911.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/08/210825_1_sternrubin-1.jpg)