O Hyundai Ioniq 5 já chegou a Portugal. E, segundo dados da marca, já mais de 100 clientes em Portugal terão encomendado este carro, mesmo antes de o verem. O que demonstra bem o interesse que este novo 100% elétrico tem gerado.
Apesar de, em outras geografias, o Ioniq 5 estar disponível com diferentes capacidades de bateria e com um ou dois motores (tração traseira ou integral), em Portugal a marca sul-coreana optou por simplificar a oferta apostando apenas na variante com motor traseiro e bateria de maior capacidade (72,6 kWh). Um carro com 160 kW de potência e 350 Nm de binário, o que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 185 km/h. A autonomia anunciada (WLTP) é de 481 km em circuito misto e de 686 km em circuito urbano.
Além da grande autonomia, o Ioniq suporta potências de carregamento muito elevadas. Num carregador ultrarrápido de 350 kW (800 volts), este carro pode carregar 80% da bateria em menos de 20 minutos e recuperar 100 km de autonomia em menos de 5 minutos. Carregadores que, em Portugal, ainda só estão disponíveis nos postos Ionity. Felizmente, graças ao sistema de carregamento múltiplo (400 e 800 volts), o Ioniq 5 também pode tirar máximo partido dos postos de carregamento ultrarrápidos de 150 kW e rápidos de 50 kW.
Além de poder ser carregado, o Ioniq 5 também pode carregar. Isto porque nas versões Plug & Power este carro é fornecido com porta bidirecional e um adaptador que transforma a porta de carregamento numa tomada elétrica comum com 3,6 kW de potência. O que permite transferir energia do Ioniq 5 para um outro veículo elétrico ou mesmo para uma pequena casa se necessário for. No sistema de infoentretenimento o utilizador pode definir o nível de potência e o nível de carga de bateria que pretende preservar.
O adaptador V2L com tomada de 230 volts (3,6 kW) A carregar uma trotinete Menu para definir o nível de carga a preservar na bateria
No mercado português, Hyundai Ioniq 5 está disponível desde €50.990.
Fique com este vídeo feito após o nosso test drive, onde apresentamos a nossa primeira opinião sobre o Ioniq 5, que testaremos de modo aprofundado logo que possível.