Milhares de condutores que adquiriram os seus Tesla com a opção FSD (de Full Self-Driving) começaram a receber a aguardada atualização de software 2021.4.18.12 na sexta-feira à noite. Com estas funcionalidades, vai ser possível usar os Tesla em modo de condução assistida em determinadas condições, se bem que ainda não se esteja perante um carro verdadeiramente autónomo. A chegada das funcionalidades já tinha sido prometida desde 2018 por Elon Musk, mas só agora, três anos volvidos, os condutores começaram a receber a versão 9.
Nas notas de lançamento, a Tesla admite que o sistema “pode fazer a coisa errada, no pior momento”, advertindo desta forma os condutores. Há ainda melhorias no sistema de monitorização do habitáculo para avaliar a atença do condutor e alterações a nível gráfico no ecrã in-car, noticia o The Verge. Elon Musk escreveu no Twitter que “a Beta 9 endereça a maior parte dos problemas conhecidos, mas surgirão problemas desconhecidos, pelo que, por favor, sejam paranóicos”, lembrando ainda que “a segurança é sempre a prioridade de topo da Tesla”.
Apesar de estas funcionalidades incluírem uma monitorização mais efetiva do condutor, a Tesla reforça que é necessário manter os olhos na estrada e as mãos no volante. Já houve várias iniciativas que mostram que é relativamente fácil enganar o sistema de Autopilot e colocar o carro a andar sozinho, sem que esteja ninguém sentado ao volante, como foi o caso de uma colisão fatal no Texas este ano onde as autoridades concluíram não estar ninguém a conduzir. Há diferentes relatos e vídeos de condutores a dormir ao volante ou nos bancos de trás, mesmo em alta velocidade. Desde o surgimento do Autopilot, em 2015, houve pelo menos 11 mortes, em nove acidentes, nos EUA, envolvendo este sistema.
Veja aqui alguns vídeos das primeiras impressões de alguns condutores que já testaram o FSD v9.