A quarta edição do Oeiras Eco Rally decorreu este fim-de-semana, nos concelhos de Oeiras, Sintra e Mafra. Uma competição onde os eventos públicos, incluindo as celebrações de pódio, foram cancelados em função da situação pandémica que se vive. Mas, apesar das limitações, as 34 equipas foram para as estradas, todas usando carros 100% elétricos (BEV) numa prova em que o objetivo é ser o mais regular e o mais eficiente possível.
As primeiras classificativas decorreram em Sintra durante a noite de sexta-feira. A chuva e nevoeiro denso trouxeram, como a Exame Informática constatou enquanto participante, grandes desafios a pilotos e navegadores devido à má visibilidade e ao piso escorregadio. No sábado, o rally mudou-se para Mafra, cobrindo um total de cerca de 200 km sem carregamentos intermédios.
Este ano, a vitória geral foi para a equipa espanhola constituída por Eneko Conde e Lorenzo Serrano (Kia E-Niro, seguida pela dupla portuguesa Pedro Morais/Sílvia Coutinho. A fechar o pódio ficou outra equipa espanhola: Marcos/Alfonso Oairbide Askondo (Kia eSoul).
O terceiro e último dia do rally foi dedicado à já habitual Prio Street Stage, constituída por duas classificativas na marginal de Oeiras, onde os portugueses dominaram, com vitória para a Pedro Morais/Silvia Coutinho, seguidos da equipa constituída por Jorge Santos Silva e Helena Silva (Kia E-Niro). A fechar o pódio, uma surpresa: a equipa da Exame Informática, com Sérgio Magno/Ana Joaquim ao volante do pequeno Renault Twingo Eletric. Um carro que, apesar de apresentar uma bateria de apenas 22 kWh, conseguiu completar a etapa de sábado com um total de cerca de 200 km – a autonomia WLTP anunciada para o Renault Twingo Eletric é de 190 km. É a segunda vez que a Exame Informática participa neste rally, não com o intuito de competir, mas para enriquecer o nosso conhecimento sobre carros elétricos, nomeadamente em condições mais exigentes.
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O Oeiras Eco Rally Portugal, que está também integrado no Campeonato FIA Electric and New Energy Championship e é organizado pelo CCP em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), contou com o habitual apoio do Município de Oeiras e com a colaboração dos Municípios de Sintra e Mafra, bem como com os habituais patrocínios do Oeiras Valley e da PRIO.
Através desta competição, que destaca preocupações ambientais e ecológicas e onde são admitidos apenas veículos BEV (battery electric vehicle), a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), procura consciencializar, modernizar e criar condições para o futuro de uma sociedade mais sustentável.
Com o fecho do Oeiras Eco Rally Portugal, o “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021”, que tem como promotores o CCP e Road-21 e uma forte parceria da UVE, avança agora para as três etapas seguintes, todas elas disputadas na modalidade de regularidade e com veículos 100% elétricos. A próxima prova, a “Eco Race Proença-a-Nova”, realiza-se em Proença-a-Nova, nos dias 24 a 25 de julho. A terceira etapa, a “Rota N2 electric”, irá disputar-se nos dias 6 e 7 de novembro, na Estrada Nacional 2. A quarta e última prova, será o “Circuito UVE”, com data ainda por definir.
As classificações finais da 4ª edição do Oeiras Eco Rally Portugal podem ser consultadas através do link http://www.portugalecorally.com.