Depois de 100 km a bom ritmo, com boa parte do percurso em autoestrada a 120 km/h, acabámos com uma média de 3,9 litros aos 100 km. Isto porque partimos com a bateria de 13 kWh carregada, o que nos permitiu fazer os primeiros 43 em modo totalmente elétrico. Valores que têm de ser vistos como resultado de uma experiência e não de testes mais alargados, mas que nos permitem acreditar nos valores anunciados pela marca: autonomia em modo elétrico de 49 km (WLTP) em circuito combinado e mais de 50 km em circuito urbano.
Neste primeiro contacto, ficámos bem impressionados com a dinâmico do Tarraco, que consegue curvar bem, apenas com alguma sobreviragem do eixo traseiro. O traçado do test drive feito pelos jornalistas incluiu alguns quilómetros em estradas de terra batida e até pequenos troços com areia, na zona de Óbidos, testes que o Tarraco passou facilmente. Isto apesar de ter apenas tração frontal, ao contrário de alguns concorrentes.
A motorização combina um motor 1.4 a gasolina de 110 kW (150 cavalos) com um motor elétrico de 85 kW (115 cavalos). Como é habitual nesta arquitetura, a potência máxima combinada é inferior à soma das duas potências, mas não deixa de ser um valor relevante: 180 kW (245 cavalos). Mais impressionante é o binário, que atinge os 400 Nm e que garante uma boa capacidade de aceleração e recuperação apesar do tamanho e peso deste SUV. O que resulta num espaço generoso para cinco pessoas. A contrário das versões com motor de combustão, o e-Hybrid não está disponível em versão de sete lugares porque a bateria ocupa parte da mala traseira. Ainda assim, há muito espaço na mala. Mais ainda se rebatermos os bancos traseiros, divididos em três partes, o que aumenta as opções de arrumação interior – por exemplo, é fácil transportar uma prancha rebatendo apenas o banco do meio. A mala tem ainda uma funcionalidade útil para os mais aventureiros: uma tomada de 230 volts AC. É limitada a 150 watts de potência, mas este já é um valor q.b. para utilizar muitas máquinas elétricas, como será o caso de um computador portátil. Também pode ser uma boa opção para, por exemplo, carregar uma trotineta elétrica que se transporte na mala.
Velocidade de carregamento em baixa, tecnologia em alta
Só há uma opção para carregar o Tarraco plug-in: corrente AC com potência até 3,6 kW. Ou seja, carregamento monofásico com até 16 amperes. O que resulta num tempo de carregamento total de 3,5 horas via carregador de 16 amperes ou 5 horas usado o cabo fornecido (10 amperes).
O Tarraco vem, de base, com um nível de equipamento tecnológico vistoso. O ecrã tátil central utiliza o mais recente sistema de infoentretenimento do grupo Volkswagen, com grafismo moderno, embora com uma arquitetura de menus que consideramos pouco intuitiva. Melhor é o painel de instrumentos frontal com ecrã de alta-definição e diferentes opções de personalização do que é mostrado ao condutor. Tudo facilmente controlável através dos botões no volante. Há suporte para Android Auto e Apple CarPlay e este é um carro conectado com hipótese de acesso remoto via app. Por exemplo, o condutor pode ver o estado da bateria, controlar a climatização e até trancar e destrancar as portas via smartphone. Mais, a ligação de dados integrada no veículo pode ser usada para criar um hotspost Wi-Fi para disponibilizar acesso à Internet aos ocupantes. Um serviço que, segundo nos informaram os responsáveis da Seat, é gratuito durante o primeiro ano de utilização. O preço a partir do segundo ano ainda não foi totalmente definido, mas deverá ser de cerca de €100/ano.
Segurança apoiada na tecnologia
Como seria de esperar, o Tarraco e-Hybrid usa a tecnologia para aumentar a segurança. Além do Cruise Control Adaptativo e do Assistente de Estacionamento, este SUV está equipado de série com o Assistente de Faixa ou e Front Assist, que inclui a deteção de peões e de bicicletas. Na lista de opcionais fazem parte a Deteção de Ângulo Morto, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e o Assistente de Engarrafamentos.
Ainda no capítulo da segurança, destaque para o Assistente de Emergência, Pre-Crash Assist, Assistente de Capotamento e eCall. “O Assistente de Emergência deteta a inação do condutor atrás do volante e aplica dois suaves toques de travão para o alertar. Se continuar a não haver reação, o sistema, automaticamente, abranda o veículo até à paragem completa. O Pre-Crash Assist está desenvolvido para preparar o veículo e os seus ocupantes para uma colisão iminente. Os sistemas a bordo ativam-se em conjunto para que os cintos de segurança dianteiros sejam pré-tencionados, as janelas e teto de abrir encerrados e as luzes de emergência ativadas; tudo para mitigar as consequências de um potencial acidente ativando-se em apenas 0,2 segundos de forma a maximizar a eficácia. O Assistente de Capotamento atua na sequência deste sistema, já que, em caso de acidente, o veículo efetua uma chamada de emergência, desliga o motor, desbloqueia as portas, ativa as luzes de perigo e atua ao nível da ventilação e de outras funções”.
O Seat Tarraco e-Hybrid chega ao mercado nacional em junho com preço base de €47.678. Para empresas, o preço base abaixo dos €35.000+IVA permite acesso a vantagens fiscais.