Cerca de 82 mil carros elétricos produzidos pela Hyundai deverão ser chamados às oficinas para substituição das baterias devido a rico de incêndio, como explicámos na semana passada. Este será o maior ‘recall’ de carros elétricos de sempre.
A grande maioria (76 mil) dos carros afetados são os Hyundai Kauai EV (fora do Portugal, este modelo tem a denominação de Kona EV). Nem a Hyundai nem a LG, que fabrica as células da bateria, indicaram oficialmente como vão repartir os custos da operação avaliada em cerca de 750 milhões de euros.
Mas, de acordo com a Reuters, será a LG a assumir a maioria da responsabilidade. Citando informações publicadas por órgãos de comunicação e analistas sul-coreanos, a LG deverá assumir entre 62% a 70% dos custos da operação.
Segundo a mesma notícia, este ‘recall’ já estará a ter efeito nas contas das duas empresas, com a Hyundai a reduzir as previsões de lucros no quatro trimestre em 300 milhões de dólares (cerca de 250 milhões de euros). As consequências para a LG serão ainda maiores: uma redução de lucros operacionais, no mesmo período, para cerca de 90 milhões de euros, o que representa uma queda superior a 80%.