O novo Qashqai vai estar disponível numa versão em que é motorizado por um motor elétrico, mas em que a energia é produzida por um gerador a gasolina. Simplificando, é assim que funciona a tecnologia híbrida e-Power, que a Nissan já disponibilizava em modelos comercializados em outras geografias e que chega agora à Europa à boleia do novo Qashqai.
O sistema e-Power utiliza uma arquitetura híbrida em série, ou seja, o motor de combustão não está ligado mecanicamente às rodas, servindo exclusivamente para fazer rodar um gerador que, por sua vez, alimenta o motor elétrico. Deste modo, é possível garantir que o motor a gasolina funcione sempre no regime ideal ou próximo do ideal, onde o rendimento é maior. Ou seja, o não acoplamento mecânico entre o motor a combustão e a transmissão permite que o motor funcione à rotação onde há a melhor relação entre consumo de combustível e potência produzida.
Segundo os responsáveis da Nissan, outra vantagem do e-Power é oferecer uma reatividade semelhante aos veículos 100% elétricos (grande disponibilidade do binário típica dos elétricos).
A bordo, o novo Qashqai traz mais espaço para os ocupantes dos bancos de trás e uma mala mais generosa (ultrapassa os 500 litros de capacidade). Mas o que salta mais à vista é a tecnologia, como o Head-Up Display generoso (mais de 10 polegadas) onde são projetadas as informações mais importantes, incluindo instruções de navegação, e o grande ecrã central tátil (12,3”). Aqui está o sistema de infoentretenimento com suporte para Android Auto e Apple CarPlay, incluindo na versão sem fios. Um sistema que pode ser atualizado remotamente (via ligação móvel) e que permite o acesso remoto via app. Por exemplo, será possível trancar/destrancar as portas através de smartphone. A conectividade aos smartphones é reforçada por várias portas USB e por carregamento sem fios de 15 watts de potência (acima do habitual em automóveis).
O Qashqai vai estar disponível com a versão mais evoluída do sistema de apoio à condução ProPilot, capaz de ajustar automaticamente a velocidade às condições da estrada.
Motores Mild-hybrid, e-Power só depois
Quanto às motorizações, no início da comercialização, o novo Qashqai vai estar disponível, exclusivamente, numa versão mild hybrid com motor a gasolina 1.3. O sistema mild hybrid permite recuperar energia durante desacelerações e travagens para aplicá-la em acelerações, o que permite reduzir consumos e emissões de gases poluentes. Mas, ao contrário dos full hybrid, não permite movimentar o carro em modo elétrico.
O motor a gasolina de 1.3 litros será disponibilizado com duas potências – 138CV e 156CV – com transmissão manual de seis velocidades ou a nova caixa de velocidades Xtronic (apenas com motor de 156CV). A potência máxima do motor atinge-se às 5.500rpm, com o binário máximo de 270Nm disponível a convenientes 1.750rpm nas variantes de 156CV, Xtronic e transmissão manual.
A opção e-Power mencionada só chegará depois. A Nissan não indicou quando, mas já deu detalhes técnicos. No novo Qashqai, o sistema “é composto por uma bateria de elevado rendimento e um grupo motopropulsor que integra um motor a gasolina líder na categoria de 154CV com taxa de compressão variável, gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140kW (188CV) com tamanho e potência similares aos de automóveis elétricos da Nissan”.