Desde há muito tempo que se previa a possibilidade de carregar veículos elétricos na rede pública Mobi.E através de uma app. Funcionalidade que a Exame Informática chegou a testar há alguns anos, numa versão beta da já extinta aplicação da própria Mobi.E. Agora cabe aos CEME, ou seja, aos comercializadores de energia para a mobilidade elétrica, o desenvolvimento desta funcionalidade.
A Miio foi a primeira a oferecer a funcionalidade de carregamento de os veículos elétricos em qualquer posto da rede Mobi.E usando apenas uma app. A start-up portuguesa começou por ficar conhecida pelos utilizadores dos veículos elétricos pela app com o mesmo nome que mostra, entre outras coisas, um mapa detalhado dos postos de carregamento disponíveis no país e respetivas características. Mais tarde, a Miio evoluiu para CEME, disponibilizando, como os concorrentes, um cartão para acesso à rede Mobi.E, mas apostando na simplificação dos tarifários. Agora, a app Miio entra numa terceira fase, permitindo o carregamento de modo digital.
Esta funcionalidade também significa que novos utilizadores, como turistas ou outros utilizadores ocasionais da rede Mobi.E, podem rapidamente usar esta rede, já que não precisam de ficar à espera do envio do cartão por parte do CEME. Isto porque até o processo de subscrição pode ser feito na app.
Daniela Simões, co-fundadora da Miio, relembra que “Os cartões de carregamento estão sempre suscetíveis a extravios e a serem perdidos, roubados ou partidos”. A empreendedora salienta outras vantagens: “Com a app da Miio, o utilizador passou a ter acesso à monitorização do carregamento em tempo real e agora essa experiência passa a ser 100% digital”.
A nova funcionalidade da app Miio já recebeu o elogio do presidente da Mobi.E. Luís Barroso considera que esta inovação “é uma necessidade há muito sentida pelo crescente número de utilizadores da rede Mobi.E”, adicionando “esta melhoria é consequência também dos esforços que a Mobi.E tem vindo a realizar, no sentido de disponibilizar cada vez mais funcionalidades aos agentes de mercado que lhes permitam desenvolver ferramentas que tornem mais fácil e apelativa a utilização da rede, dando vida a um futuro cada vez melhor e mais sustentável”. A app da Miio pode ser descarregada gratuitamente das lojas de aplicações da Google e da Apple