Pedro Morais e Sílvia Coutinho foram os grandes vencedores do Oeiras Eco Rally Portugal 2020, que decorreu entre 3 a 5 de outubro. Uma vitória que resultou da conjugação de duas classificações: regularidade, onde a equipa portuguesa ficou em sétimo lugar, e consumos, onde a dupla conseguiu o segundo lugar. Em segundo lugar ficou a equipa espanhola Txema Foronda e Pilar Rosas, ao volante de um Volkwagen e-Golf. O pódio ficou completo com o Opel Corsa-E da equipa constituída pelo piloto Artur Prusak e pelo navegador francês Thierry Benchetrit.
Como nesta competição só participaram veículos elétricos, as emissões foram zero. No entanto, o evento é considerado de emissões negativas porque as equipas da prova plantaram árvores no jardim do Palácio Marquês de Pombal, que serviu de base ao rally.
As 12 especiais de classificação desta edição aconteceram em Oeiras, Sintra, Serra da Arrábida e autódromo do Estoril. Esta é uma prova integrada no Campeonato do Mundo FIA. De acordo com a organização, esta prova fica para a história por ter incluído a primeira prova de regularidade de carros elétricos num circuito fechado.
A Exame Informática também participou nesta prova, não com o intuito de competir pelos lugares cimeiros, mas sim para participar e perceber melhor como funciona este tipo de provas. Brevemente apresentaremos uma reportagem no Exame Informática TV.
Direto no primeiro dia, antes do início da prova
Direto antes da prova no Autódromo do Estoril