São as maiores turbinas eólicas do mundo instaladas em plataformas flutuantes e já estão totalmente operacionais após a ligação à rede elétrica da última plataforma do WindFloat Atlantic.
A partir de agora, este parque eólico ao largo de Viana do Castelo está totalmente operacional. Faltava apenas ligar uma das plataformas flutuantes à estação em terra, separadas por cerca de 20 km. Com capacidade total de 25 MW (megawatts), este parque deverá produzir energia para abastecer cerca de 60.000 utilizadores por ano, o que equivale à eliminação de mais de um milhão de toneladas de dióxido de carbono.
De acordo com a informação da EDP, o WindFloat Atlantic é primeiro parque eólico flutuante semissubmersível do mundo. As três turbinas eólicas deste parque são as maiores do mundo instaladas em plataformas flutuantes. Cada é capaz de produzir uma potência máxima de 9,4 MW.
Esta instalação pertence à Windplus, que é propriedade conjunta da EDP Renováveis (54,4%), ENGIE (25%), Repsol (19,4%) e Principle Power Inc. (1,2%). As plataformas foram construídas pelos dois países da Península Ibérica: duas delas nos estaleiros de Setúbal (Portugal) e a terceira nos estaleiros de Avilés e Fene (Espanha).
Veja o vídeo do Exame Informática TV a explicar o funcionamento destas plataformas.