A BMW revelou hoje os detalhes do próximo 100% elétrico da marca, um SUV de dimensão média. A autonomia máxima anunciada é de 460 km (WLTP), com consumos médios em redor dos 19 kWh/100 km, graças a uma bateria com um total de 80 kWh de capacidade, dos quais cerca de 74 kWh são úteis (os restantes funcionam como margem de segurança para prolongar a vida das células).
A potência de carregamento máxima é de 150 kW, postos rápidos em que é possível carregar a uma velocidade superior a 700 km/h (meia hora para atingir 80% da carga da bateria). Em corrente alternada, o tipo de energia usada em carregadores domésticos e em postos de carregamento normal, a potência máxima suportada é de 11 kW (7h30 para um carregamento completo, o que representa uma velocidade de carregamento um pouco acima dos 60 km/h).
No que diz respeito ao desempenho, a BMW anuncia uma aceleração dos 0 as 100 km/h em 6,8 segundos e uma velocidade máxima limitada a 180 km/h. O condutor pode optar por quatros níveis de regeneração de energia, que usam o motor elétrico para reduzir a velocidade e recuperar energia para a bateria: adaptive, high, medium e low.
Em temos de características técnicas, o BMW iX3 está muito próximo dos Jaguar i-Pace, Mercedes EQC e Audi E-tron. O preço base anunciado também é similar: €80.000. O equipamento de série anunciado é vasto, já incluindo o carregador interno de 11 kW mencionado e o sistema BMW Live Cockpit Professional. Este é o centro tecnológico do carro, onde se destacam o painel de instrumentos digital de 12,5” e o ecrã central tátil de 10,25”. Este sistema inclui um assistente digital controlado por voz, ativado através do comando “Olá BMW”, ligação Wi-Fi e 4G e capacidade a atualização remota. A navegação 3D com informação de trânsito em tempo real tem atualizações gratuitas durante os primeiros três anos.
O BMW iX3 já pode ser encomendado, mas a produção será apenas iniciada em setembro com as primeiras entregas previstas para janeiro no mercado nacional