Mais pequeno por fora, mas com o mesmo espaço por dentro, mais tecnológico e elétrico de origem. Esta pode ser a descrição rápida do novo Opel Mokka. É mais um carro baseado na plataforma multi-energia CMP (Common Modular Platform) do grupo PSA que já era utilizada, por exemplo, nos Peugeot 208 e 2008, no DS 3 ou no novo Opel Corsa. Agora é a vez do SUV compacto da Opel que, como os restantes elétricos baseados na mesma plataforma, recorre a uma bateria de 50 kWh de capacidade e um motor de 100 kW de potência (136 cavalos) e 260 Nm de binário. Tratando-se de um elétrico, é importante referir que o binário está disponível imediatamente, o que garante uma resposta rápida.
A autonomia anunciada é de 322 km (ciclo WLPT), enquanto a potência máxima de carregamento é de 100 kW.
Nos postos de carregamento rápido capazes de debitar esta potência, o Mokka-e pode recuperar 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que resulta numa velocidade de carregamento máxima superior a 500 km/h. Em carregamento ‘normal’ (corrente alternada), a potência máxima suportada é de 11 kW.
De acordo com o comunicado da marca alemã, as encomendas no novo Opel Mokka abrem no final do verão de 2020. As primeiras unidades chegam aos concessionários no início de 2021. Da gama do novo modelo também farão parte motores Diesel e a gasolina da mais recente geração
Tecnologicamente evoluído
O novo Mokka está muito diferente no exterior, mas também no interior, onde a tecnologia ganha destaque. Há um novo painel de instrumentos denominado Pure Panel composto por dois ecrãs com dimensões até 10 e 12 polegadas. Os sistemas multimédia, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, tem controlo por voz integrado, OpelConnect, navegação com informações de trânsito em tempo real, bem como a ligação direta ao serviço de assistência em caso de avaria e o eCall. No caso de acionamento de airbags ou tensores dos cintos de segurança em resultado de um acidente, o sistema eCall contacta automaticamente a autoridade local de emergência pública.